A convocatória da Ucrânia para o Euro2012 de futebol, hoje anunciada pelo selecionador Oleh Blokhin, apresenta três guarda-redes que reúnem pouca ou nenhuma experiência pela seleção de um dos países organizadores da prova, em parceria com a Polónia.
Face às lesões dos guardiões mais utilizados, apenas Andriy Pyatov (Shakhtar Donetsk) se pode considerar um atleta experiente no que concerne a internacionalizações, ao contrário de Oleksandr Bandura (FC Donetsk), um estreante, apesar dos seus 25 anos de idade, e de Maxym Koval (Dínamo de Kiev), que apenas cumpriu estágio com a seleção uma única vez.
Por fim, o guarda-redes do Metalist, Oleksandr Goryainov, soma apenas uma internacionalização, precisamente quando, em maio de 2010, fez a sua estreia, já com 34 anos de idade, na vitória sobre a Lituânia, por 4-0.
Da lista de 26 jogadores (estão mais oito de prevenção) também não consta o experiente central Dmytro Chygrynskiy, do Shakhtar Donetsk.
A seleção da Ucrânia, que irá estagiar, a partir do dia 15, na Turquia, é maioritariamente constituída por jogadores do Dínamo de Kiev, num total de 10 futebolistas.
Os oito jogadores de prevenção não cumprirão estágio, mas “poderão ser chamados a qualquer momento”, referiu Oleh Blokhin.
A Ucrânia integra o Grupo D da fase final do Europeu de futebol, e jogará contra a Suécia, a 11 de junho, quatro dias antes do confronto com a França, e mais tarde com a Inglaterra.
Lista dos 26 convocados e jogadores de prevenção:
- Guarda-redes: Oleksandr Bandura (FC Donetsk), Oleksandr Goryainov (Metalist), Maxym Koval (Dínamo de Kiev), Andriy Pyatov (Shakhtar Donetsk).
- Defesas: Bohdan Butko (FC Mariupil), Olexandr Kucher, Yaroslav Rakitskiy e Vyacheslav Shevchuk (Shakhtar Donetsk), Vitaly Mandziuk (Dnipro Dnipropetrovsk), Taras Mikhalik e Yevhen Khacheridi (Dínamo de Kiev) e Yevhen Selin (Vorskla Poltava).
- Médios: Olexandr Aliyev, Denys Garmash, Oleh Gusev, Taras Stepanenko e Andriy Yarmolenko (Dínamo de Kiev), Yevhen Konoplyanka, Ruslan Rotan (Dnipro Dnipropetrovsk), Serhiy Nazarenko (Tavriya Simferopol) e Anatoliy Tymoshchuk (Bayern de Munique).
- Avançados: Andriy Voronin (Dínamo de Moscovo), Marko Dević (Metalist), Artem Milevskiy e Andriy Shevchenko (Dínamo de Kiev) e Yevhen Seleznyov (Shakhtar Donetsk).
- Jogadores de prevenção: Roman Bezus (Vorskla Poltava), Oleksandr Volovyk (Metalurh Donetsk), Edmar (Metalist), Maxym Kalynychenko e Anton Shinder (Tavriya Simferopol), Olexandr Kovpak (Arsenal Kyiv), Artem Fedetskiy (Karpaty Lviv), Bohdan Shust (FC Shakhtar Donetsk).