O selecionador de futebol da República Checa, Michal Bilek, anunciou hoje uma lista quase definitiva de convocados para o Euro2012, com 24 jogadores, da qual sairá um guarda-redes.

«Há uma grande probabilidade de que seja a seleção final para o Euro2012», disse o selecionador, em conferência de imprensa.

Nos pré-convocados hoje divulgados consta o guarda-redes Tomas Grigar, mas o jogador não deverá fazer parte da lista final, já que foi chamado devido a uma lesão de Drobny e à presença de Cech na final da Liga dos Campeões.

O grande ausente nas escolhas de Bilek é o médio Jiri Stajner, de 36 anos, que se sagrou no sábado campeão checo pelo Slovan Liberec.

«Ainda é um jogador de grande nível, mas na minha maneira de ver é Daniel Kolar que representa o melhor substituto de Tomas Rosicky, em caso de indisponibilidade deste», justificou Michal Bilek.

A República Checa, vice-campeã europeia e semifinalista em 2004, integra o grupo A do Euro2012, juntamente com a Rússia, a Grécia e a Polónia.

Antes de seguirem para o Europeu, a realizar entre 08 de junho e 01 de julho na Polónia e Ucrânia, os checos têm jogos de preparação com Israel, em 26 de maio, e a Hungria, em 01 de junho.

Lista de pré-convocados:

Guarda-redes: Petr Cech (Chelsea/Ing), Jaroslav Drobny (Hamburgo/Ale), Jan Lastuvka (Dnepropetrovsk/Ucr) e Tomas Grigar (FK Teplice).

Defesas: Frantisek Rajtoral (Viktoria Pilsen), Tomas Sivok (Besiktas/Tur), Theodor Gebre Selassie (Slovan Liberec), Roman Hubnik (Hertha Berlim/Ale), Daniel Pudil (Cesena/Ita), Michal Kadlec (Bayer Leverkusen/Ale), Marek Suchy (Spartak Moscovo/Rus) e David Limbersky (Viktoria Pilsen).

Médios: Petr Jiracek (Wolfsburgo/Ale), Tomas Rosicky (Arsenal/Ing), Tomas Hubschman (Shakhtar Donetsk/Ucr), Daniel Kolar (Viktoria Pilsen), Jaroslav Plasil (Bordéus/Fra), Jan Rezek (Famagusta/Chp), Vaclav Pilar (Viktoria Pilsen) e Milan Petrzela (Viktoria Pilsen).

Avançados: Milan Baros (Galatasaray/Tur), David Lafata (FK Jablonec), Tomas Necid (CSKA Moscovo/Rus) e Tomas Pekhart (Nuremberga/Ale).