A Polónia, país coorganizador do Euro2012 de futebol juntamente com a Ucrânia, finalizou os preparativos para acolher a competição, que decorre entre 08 de junho e 01 de julho, garantiu hoje o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk.

«Os preparativos necessários para o Euro2012 foram 100 por cento cumpridos», assegurou Donald Tusk durante uma reunião do comité organizador aberta à comunicação social.

De acordo com a ministra do Desporto, Joanna Mucha, a Polónia está, a três semanas do pontapé inicial do Euro2012, «completamente pronta no plano operacional, respeitando os prazos fixados».

Tusk relembrou que a o desafio de organizar o maior evento desportivo da história do país vai muito além do que acontece no campo.

«O maior investimento no Euro2012 não são os magníficos estádios, os fantásticos terminais de aeroporto, as estradas e as estações de comboios, mesmo que algumas ainda estejam em fase de acabamento, mas sim o investimento na marca e na reputação da Polónia entre os milhões de pessoas que vão ver na televisão e os milhares que virão cá», esclareceu.

O primeiro-ministro polaco quer que o campeonato da Europa mostre a todo o mundo que a Polónia é um «bom sítio».

É a primeira vez que o campeonato da Europa, no modelo de 16 equipas, é disputado na Europa de Leste.

A Polónia vai acolher 12 jogos na primeira fase, entre eles o jogo de abertura, entre a Polónia e a Grécia, em Varsóvia, além de dois encontros dos quartos-de-final e uma meia-final.