A canoagem portuguesa vai apresentar-se nos Jogos Olímpicos de Londres2012 com seis atletas, depois de o K2 1.000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva se ter apurado hoje na Polónia, na derradeira tentativa.

A dupla lusa estava obrigada a vencer a final e foi isso que fez, estando sempre na cabeça da prova, impondo-se com 3.15,059 minutos, à frente da República Checa e Moldávia, que completaram o pódio.

Com este êxito, Portugal vai estar representado nos Jogos Olímpicos por quatro mulheres e dois homens, estando habilitados a competir no máximo de oito provas, embora seja previsível que o faça em menos, para se concentrar em melhores resultados.

Para Fernando Pimenta (CN Ponte de Lima) vai ser a estreia em Jogos Olímpicos, enquanto para Emanuel Silva (Sporting) será a terceira experiência, depois do sétimo lugar em Atenas2004 e 11.º em Pequim2008.

Teresa Portela (Benfica), Joana Vasconcelos (Benfica), Beatriz Gomes (CF Coimbra) e Helena Rodrigues (CN Funchal) já tinham garantido quatro vagas nos mundiais de 2011, nos quais Fernando Pimenta tinha assegurado um lugar masculino.

João Ribeiro (Benfica) também chegou à regata decisiva, mas não conseguiu nenhuma das duas vagas em disputa, terminando em oitavo: depois de vencer a sua semifinal três horas antes, o jovem luso não foi feliz com o vento e forte ondulação no Lago Malta, que obrigou mesmo à repetição, horas depois, de várias provas.

Depois de ter falhado por um lugar a final de K1 500, Joana Sousa (CN Funchal), que viu a sua prova repetida devido ao mau tempo, não foi mais feliz nos 200 metros, esperando agora uma eventual prova seletiva em Portugal para tentar uma vaga no K4 feminino.

A equipa de Portugal vai permanecer em Poznan, onde a partir de sexta-feira disputa a Taça do Mundo.

Em junho, a seleção disputa os Europeus de Zabreg, onde já deverá apresentar as equipas com que vai competir em Londres2012.