Lviv volta a celebrar o futebol no Euro2012, depois de ter sido o palco do primeiro jogo de futebol jamais realizado na Ucrânia ou Polónia.

A cidade ucraniana acolheu o encontro em 1894, com o Sokol Lviv a vencer uma equipa de Cracóvia por 1-0, em...sete minutos - nos primórdios do "golo de ouro" -, e foi sede do primeiro clube polaco, com a fundação do Czarni Lwów, em 1903.

Apesar deste pioneirismo desportivo, atualmente Lviv destaca-se nos desportos de inverno, sobretudo, pela candidatura à organização dos Jogos Olímpicos de inverno de 2022 e também pela modéstia da formação local, o FC Karpaty Lviv, que luta pela permanência na Liga ucraniana de futebol.

O passado de Lviv, que está sob soberania ucraniana desde 1939, depois de ter estado sobre alçada polaca, austríaca e novamente polaca, até 1919, conferiu ecletismo à cidade, reconhecida como um dos mais importantes centros universitários do país e detentora de um centro histórico classificado como património Mundial da humanidade pela UNESCO desde 1998.

Em Lviv, cidade com cerca de 760 mil habitantes, existem mais de 150 templos religiosos, de várias crenças, como catolicismo ucraniano, romano, da igreja arménia e judeus.

O jornalista e escritor austríaco Leopold von Sacher-Masoch, autor do romance “Vénus em Peles” e responsável pela corrente masoquista, é um dos mais ilustres “filhos” de Lviv.

Para o Euro2012, a “última cidade do oeste e a primeira do leste europeu” construiu o recinto com menor capacidade da competição: a Arena Lviv tem capacidade para 30 mil espetadores, sendo semelhante ao estádio austríaco de Klagerfurt, palco do Euro2008, com dois anéis de bancadas e uma cobertura semitransparente.

Este recinto, que começou a ser construído em fevereiro de 2009 e teve um custo aproximado de 60 milhões de euros, é propriedade do Ministério da Juventude e dos Desportos e deverá tornar-se a “casa” do mais representativo clube local, o FC Karpaty Lviv.

A inauguração da Arena Lviv data de 29 de outubro de 2011, com um concerto da cantora norte-americana Anastacia e de Ruslana, vencedora da edição de 2004 do Festival da Eurovisão, antes de ter sido estreado desportivamente, a 15 de novembro de 2011, com a vitória da Ucrânia frente à Áustria, por 2-1, com golos de Milveskiy e Devic. Kucher, com um golo na própria baliza, assinou o tento austríaco, neste jogo particular.

No Euro2012, Lviv vai receber três jogos do Grupo B do Europeu, entre os quais os que vão opor Portugal a Alemanha e a Dinamarca.