Após a II Guerra Mundial, a reconstrução da cidade polaca de Wroclaw, que vai acolher três jogos do Campeonato da Europa de futebol de 2012, inspirou o pintor espanhol Pablo Picasso a desenhar a pomba da paz.

Foi na cidade mais liberal da Polónia, gerida desde o fim da gestão comunista por uma coligação liberal-conservadora-cristã, que Picasso idealizou este símbolo pacifista e discursou, pela primeira e é única vez na vida, durante o congresso mundial de intelectuais pela paz, em 1948.

Este encontro, que reuniu “mentes” de 46 países, ocorreu durante o processo de reconstrução de Wroclaw, sob influências da Boémia, da Áustria e da Alemanha, após ter ficado praticamente destruída pelo conflito ocorrido entre 1939 e 1945, e “ofereceu” à cidade um novo símbolo, a Iglica, uma estrutura com 96 metros de altura projetada por Stanisław Hempel.

Wroclaw foi fundada na ilha da Catedral (Ostrów Tumski), no rio Oder, mas cresceu para outras 11 ilhas, que estão unidas por uma rede de 112 pontes, e detém muitos atrativos turísticos, nomeadamente a arquitetura gótica, parques ribeirinhos e uma imensidão de eventos culturais. Prova disso é a escolha da cidade para Capital Europeia da Cultura, em 2016.

Além da cultura, a cidade, que foi batizada de Breslau durante o domínio alemão, é também um dos maiores polos industriais e comerciais da Polónia e, com 13 instituições de ensino superior, é também um centro de educação de uma região fronteiriça com a República Checa e a Alemanha. É também a única cidade polaca com ligação por autoestrada com a Europa ocidental, através da Alemanha.

Escolhida para viver por 10 prémios Nobel, Wroclaw, que adotou “o local do encontro” como lema, inscreveu o seu nome no livro dos recordes do Guiness em 2009, quando 6.346 pessoas tocaram à guitarra os acordes da música “Hey Joe”, de Jimi Hendrix, na Market Square, uma das praças centrais da cidade.

O Estádio Municipal de Wroclaw foi inaugurado oficialmente a 17 de setembro de 2011, com um concerto do britânico George Michael, uma semana depois de acolher o combate de boxe de atribuição do título mundial de pesos pesados entre Vitaliy Klitschko e Tomasz Adamek, enquanto a estreia futebolística ocorreu num particular que a Polónia perdeu frente à Itália, por 2-0, a 11 de novembro de 2011.

No Euro2012, o recinto vai ser a “casa” da República Checa no Grupo A, acolhendo os embates com Rússia, Polónia e Grécia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.