Ricardo Peres é o treinador de guarda-redes da equipa técnica liderada por Paulo Bento.

Apesar de ser um posto mais discreto que foge ao mediatismo que se gera normalmente em torno da seleção, é sua a responsabilidade de apontar a Paulo Bento os guarda-redes convocáveis, bem como aquele que se encontra em melhor forma para assumir a titularidade.

Numa conferência de imprensa promovida pela marca de luvas HO Soccer Portugal, Ricardo Peres explicou a dinâmica existente entre os dois por detrás destas escolhas.

«Nós temos o privilégio de ter alguém que sabe liderar, ouvir, discutir e, como é óbvio, toma a sua opção. Sinto-me um privilegiado por trabalhar com Paulo Bento porque mesmo discutindo chegamos sempre a um consenso. Mesmo quando temos opiniões diferentes quando fechamos a porta do gabinete sai sempre uma decisão consensual. Essa solidariedade que existe na equipa técnica é para manter», revelou o treinador de guarda-redes.

Rui Patrício, Beto e Eduardo são os três guarda-redes presentes na convocatória final de Paulo Bento para o Euro 2012. Se os dois primeiros tiveram épocas regulares sendo utilizados repetidamente nas suas respetivas equipas, Eduardo acabou por jogar pouco.

Tudo isso é tido em conta na hora de escolher os exercícios a atribuir a cada um dos presentes neste estágio da seleção, como explica Ricardo Peres.

«Uma das componentes do desenvolvimento do treino de guarda-redes tem que ver com a progressão individual de cada um. Temos de levar em conta o estado físico, psicológico, técnica e tático. Trabalhamos de forma individual com eles recorrendo a exercícios específicos. Rui Patrício chegou tal e qual como o Eduardo e o Beto: extremamente motivados para fazer o estágio. A dinâmica entre os três é fabulosa. É de enaltecer isso, uma vez que torna o trabalho mais fácil».

Neste momento, Rui Patrício leva vantagem sobre os demais, pois na fase de qualificação foi dono e senhor da baliza nacional.