Paulo Bento revelou confiança na boa forma da seleção nacional e atribuiu nota máxima ao estágio que a equipa nacional fez em Óbidos.

«Se tivesse que dar uma nota ao estágio, daria a nota máxima. Os jogadores foram inexcedíveis com o que estipulámos, com os compromissos que estabelecemos e saímos daqui muito melhor do que quando chegamos.»

Frente à Turquia, o selecionador quer ultimar pormenores para o europeu e voltou a realçar que a exibição frente à Macedónia não causa especial preocupação.

«Amanhã jogaremos com a equipa que entendemos que tem melhores condições tem para enfrentar a Turquia. Queremos jogar de maneira diferente do que aconteceu com a Macedónia e queremos preparar-nos para o primeiro jogo do Europeu.»

O selecionador rejeitou que se desenhe em torno da seleção um cenário depressivo depois de em dois jogos a equipa não ter conseguido marcar qualquer golo.

«A Macedónia não foi um problema de empenho mas sim de desempenho. A verdade é que tivemos alguma lentidão nalgumas fases do jogo, abusamos do jogo interior, mas vamos tentar corrigir e pôr em prática novas soluções já amanhã. O que acho é que entramos em depressão cedo de mais… já aconteceu e depois seguimos o nosso caminho. Muito dificilmente seremos uma equipa sem confiança nos jogos que vamos fazer. Sou uma pessoa confiante e amanhã daremos uma resposta diferente da que tivemos no último sábado.»

A uma semana da estreia no EURO2012, Paulo Bento respira confiança e explicou aos jornalistas porquê.

«O que me dá confiança é a nossa boa organização, o trabalho que os jogadores desenvolvem a cada dia e o compromisso que assumem em fazer as coisas da melhor maneira.»

O selecionador nacional voltou a libertar Cristiano Ronaldo de pressões à volta da sua prestação e acredita que o internacional português vai fazer um grande europeu.

«Não lhe colocaremos a responsabilidade e a pressão de resolver todos os nossos problemas, mas esperemos que nos ajude a resolver alguns. E não se pode comparar o rendimento de um jogador no Real Madrid e na seleção nacional. Depois é preciso dizer que não basta ter o melhor do mundo para pôr uma equipa a jogar bom futebol.»

Na Luz o treinador espera grande apoio da parte do público, mas frisa que os jogadores portugueses são fortes e saberão conviver com os assobios se estes surgirem.

«Acredito que o ambiente vai ser bom e se o estádio estiver cheio melhor, ainda para mais no momento em que vivemos. Preferia que esperassem até final para assobiar, mas é  um direito que nos assiste. Uma certeza posso deixar: não deixaremos de jogar mais cedo caso assobiem e continuaremos a jogar e a ganhar. Além disso, nunca substituirei um atleta por ser assobiado.»

Depois de representar a seleção nacional como jogador, Paulo Bento vai estrear-se como selecionador na fase final de uma grande competição e assume que se trata de um orgulho voltar a envergar a camisola das quinas.

«Este é um momento de muita satisfação, de muito orgulho. Tenho a possibilidade de representar o meu país e só posso estar satisfeito. É um momento bonito», terminou.

Portugal defronta a Turquia no último jogo de preparação antes do Euro2012. O jogo realiza-se amanhã, sábado, no Estádio da Luz, a partir das 19h45.