A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai empregar 10 elementos especializados nos fenómenos desportivos no Europeu de futebol para acompanhar a seleção portuguesa e respetivos adeptos e garantir a sua segurança.

«Esperamos mais adeptos oriundos das comunidades portuguesas. Mais da Alemanha, Suíça e França do que propriamente de Portugal, devido às distâncias e aos preços das viagens», destacou o intendente Luís Elias, que vai liderar a comitiva da PSP à Ucrânia e Polónia, países organizadores da prova.

Além do chefe da delegação e de outros dois elementos - um em cada centro de coordenação e informações de segurança do torneio, respetivamente em Kiev e em Varsóvia -, a PSP vai ter ainda o sub-comissário Sérgio Soares a coordenar as operações no terreno, com uma equipa de seis "spotters" (três elementos da Unidade Regional de Informações Desportivas de Lisboa, dois da do Porto e um da de Braga).

«O perfil típico será diferente do dos adeptos que assistem aos jogos das provas nacionais. Serão maioritariamente homens entre os 30 e os 50 anos, sem comportamentos violentos, e principalmente vindos das comunidades portuguesas», continuou, reiterando os cuidados necessários quanto à vacinação contra o sarampo.

Por seu turno, o comissário Paulo Flor alertou para o comportamento que os adeptos devem ter quando se deslocarem àqueles países do leste europeu: «Devemos sempre adaptar a nossa vivência à realidade que vamos encontrar. Para que tudo corra dentro da normalidade, (os adeptos) devem ter em conta que estão na Ucrânia e na Polónia e que têm de respeitar as comunidades e costumes locais e, sobretudo, respeitar as autoridades locais».

A comitiva da PSP vai ter, principalmente, «funções de assessoria e cooperação com as autoridades locais» e vai partir para a Ucrânia e a Polónia a 05 de junho, tendo um plano para se manter constantemente no terreno até à final da competição, conforme a progressão da seleção portuguesa na prova.