A Inglaterra venceu hoje a Bélgica, por 1-0, no derradeiro teste para o Euro2012 de futebol, enquanto a coanfitriã Polónia e a Holanda golearam Andorra e Irlanda do Norte, respetivamente.

Em Wembley, o novo selecionador inglês, Roy Hodgson, somou o segundo triunfo em outros tantos jogos, graças a um golo solitário de Danny Welbeck, que, aos 36 minutos, fez o seu primeiro tento internacional.

Contudo, este triunfo trouxe mais dores de cabeça a Hodgson, que foi forçado a tirar do campo os dois centrais titulares, Gary Cahill e John Terry, com problemas físicos, numa semana em que já perdeu os médios Gareth Barry e Frank Lampard.

«O Cahill é um pouco mais preocupante, porque é uma lesão no maxilar. Espero que o raio-x não mostre nenhuma fratura e que seja apenas uma escoriação. Isto não o deve afastar do torneio», referiu.

A Inglaterra estreia-se no Euro2012 a 11 de junho, frente à França, na primeira jornada do Grupo D, no qual estão igualmente a Croácia e a Ucrânia, que coorganiza a prova com a Polónia.

A seleção polaca fechou a preparação com uma goleada sobre Andorra, por 4-0, com os anfitriões a marcarem por Ludovis Obraniak (13 minutos), Robert Lewandowski (37), Jakub Blaszczykowski (39) e Marcin Wasilewski (77), os dois últimos de grande penalidade.

Na sexta-feira, a Polónia vai jogar com a Grécia, no jogo de abertura do Euro2012, num Grupo A no qual estão também integradas a República Checa e a Rússia.

Dois dos adversários de Portugal, que perdeu em casa com a Turquia (3-1), também estiveram hoje em campo, com a Holanda e a Dinamarca a fecharem a preparação com triunfos.

Os holandeses foram mesmo demolidores, despedindo-se do seu público com uma goleada por 6-0 sobre a Irlanda do Norte, com golos de Robin Van Persie (11 e 29 minutos), Wesley Sneijder (15), Ibrahim Afellay (37 e 51) e Ron Vlaar (78).

Depois da derrota com o Brasil, a Dinamarca, que se estreia a 09 de junho frente à Holanda, derrotou a Austrália, por 2-0, graças aos tentos de Agger (31 minutos), na marcação de uma grande penalidade, e de Bjelland (66).

Depois de Eduardo da Silva ter adiantado a equipa, aos 79 minutos, a Croácia deixou fugir nos descontos o triunfo frente à Noruega, devido ao golo de Tarik Elyounoussi.

A 10 de junho, a Croácia estreia-se no Euro2012, frente à República da Irlanda, em jogo do Grupo C.