A seleção portuguesa de futebol defronta hoje a Turquia no último “teste” antes da fase final do Euro2012, que vai ser disputado na Polónia e na Ucrânia, de 08 de junho a 01 de julho.

Depois de ter empatado no sábado passado com a Macedónia (0-0) e uma semana antes de se estrear na competição, frente à Alemanha, em Lviv, na Ucrânia, a equipa das “quinas” reencontra no Estádio da Luz, em Lisboa, a seleção turca, em jogo marcado para as 19:45.

Para o encontro, que deverá ter lotação esgotada, o selecionador português, Paulo Bento, pode contar com os 23 “eleitos” e poderá dar oportunidade a Miguel Lopes e a Custódio de se estrearem com a camisola da seleção principal diante da atual 33.ª do “ranking” da FIFA.

Sob arbitragem do suíço Stephan Studer, Portugal defronta a Turquia pela oitava vez e defende um saldo muito positivo de seis vitórias e apenas uma derrota, precisamente no primeiro embate, que remonta a um particular disputado a 18 de dezembro de 1955, em Istambul, e que a seleção turca venceu por 3-1.

A seleção lusa “vingou-se” da Turquia a 25 de março de 1956, em Lisboa, com a vitória “amigável” por 3-1, e venceu duas vezes na qualificação para o Mundial de 1996, por 3-1 em Lisboa e por 5-1 em Ancara.

Mais recentemente, a equipa das “quinas” venceu o adversário de hoje nas fases finais do Euro2008 e Euro2000, em ambas ocasiões por 2-0, e do Euro1996, por 1-0.

Depois do encontro, os 23 convocados gozam um período de folga e concentram-se novamente no domingo, até às 23:00, numa unidade hoteleira de Lisboa, de onde partem para o seu "quartel-general" durante a competição, em Opalenica, na Polónia, na segunda-feira, cinco dias antes de se estrear frente à Alemanha, em Lviv, na Ucrânia, em jogo da primeira jornada do Grupo B, que integra ainda a Dinamarca e a Holanda.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.