O selecionador Paulo Bento defende que Portugal precisa ter «coragem» e forte «organização» para vencer no sábado a Alemanha na abertura do grupo B do Euro2012 de futebol, em Lviv, Ucrânia.

«Acima de tudo, contra uma equipa como a Alemanha precisamos ser organizados. Devemos ser corajosos, porque se apenas pensarmos em defender, certamente não estaremos aptos a fazer um bom resultado», resumiu o técnico.

Em entrevista ao sítio da UEFA, Paulo Bento foi claro: «Precisamos tentar atacá-los, mas de forma organizada. Acima de tudo, temos de ser fortes, agressivos e coesos, especialmente quando perdemos a bola».

A “equipa das quinas” chega ao Europeu sem vencer qualquer jogo em 2012, mas se os resultados que não agradaram, também parecem não preocupar em demasia.

«Os resultados não foram os que queríamos, particularmente os dois últimos [0-0 com Macedónia e 1-3 com Turquia, ambos em casa], mas nos desafios com a Polónia [0-0] e Turquia jogámos bem. Em Varsóvia fizemos uma boa primeira parte e competimos a um nível que nos permitia vencer», vincou.

O técnico admitiu que frente à Macedónia as coisas não correram como «esperado», mas a recente derrota contra a Turquia foi entendida como azarada.

«Tivemos uma boa dose de infelicidade, porque fizemos as coisas bem – jogámos uma partida de grande qualidade, tanto no ataque como na defesa, mas fomos penalizados pelos erros que cometemos. O que fizemos daria, em situações normais, para vencer», considerou.

Agora Paulo Bento quer «melhorar tanto quanto possível» o desempenho luso, «mantendo boa parte das coisas positivas e, claro, tentar corrigir as menos boas».

O habitual sistema em “4x3x3” poderá dar lugar, em algumas situações, ao “4x2x3x1” que Portugal já testou várias vezes «com alguns resultados».

«Talvez em relação aos anos anteriores queiramos tentar outro tipo de jogo ou, digamos, outro modelo para a equipa nacional. Talvez não tenhamos tempo para consolidar estes, mas temos melhorado em algumas situações e é para isso que trabalhamos», vincou.

A relação com Cristiano Ronaldo também foi abordada – o técnico acabava a carreira em Alvalade quando o avançado subiu a sénior –, com Paulo Bento a elogiar o «profissionalismo» com que o “capitão” da seleção encara o futebol.

«Conhecemo-lo bem. Tem enorme talento e é muito fácil trabalhar com ele, face ao seu elevado nível de profissionalismo», esclareceu.

Paulo Bento diz que Ronaldo «é um dos melhores do mundo e será lembrado como uma dos melhores de todos os tempos».

«Se pode ser a estrela do Euro2012? Primeiro queremos que Portugal seja uma grande equipa, com um coletivo forte, e depois focarmo-nos em termos individuais. É muito difícil ser uma estrela sem um coletivo forte na retaguarda», referiu.