O Secretário de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) desvalorizou hoje as polémicas sobre o nível de exposição da seleção de futebol e as despesas associadas à participação no Euro2012, mostrando-se confiante numa prestação de “nível brioso”.

«Estamos em condições e tenho a certeza de que os atletas vão atingir o nível brioso que qualquer português em qualquer área de atividade está sempre em condições de desempenhar», afirmou Alexandre Mestre, em declarações à agência Lusa, na Assembleia da República, em Lisboa.

O responsável governamental exemplificou o «espírito de equipa e caráter» que disse ter testemunhado junto da seleção portuguesa de futebol aquando da visita à Fundação Champalimaud, «espaço em que se combate o cancro, em que se investiga, em que se superam dificuldades, em que se convive em grupo para uma superação e uma conquista».

Sobre os custos da estadia da comitiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) – noticiados como sendo os mais elevados entre as equipas participantes -, num cenário em que o Governo tem pedido «sacrifícios» aos portugueses, com várias medidas de «austeridade», Mestre defendeu que comparticipação estatal é «residual».

«A relação entre Governo e FPF faz-se através dos contratos-programa com o Instituto Português do Desporto e Juventude. O que interessa ao Governo é fiscalizar a aplicação dessas mesmas verbas. Há uma percentagem residual, de seis por cento, para deslocações e estadias que fica à discricionariedade das federações. É uma matéria que compete à FPF, aplicar as verbas como entender necessário», disse.

Questionado ainda sobre o clima de «guerra aberta» entre FC Porto e Benfica e a sucessão de declarações inflamadas de responsáveis de parte a parte, o SEDJ garantiu que o Governo está «preocupado», mas vai manter um «nível de intervenção discreto» para «zelar pela salvaguarda de princípios regras e valores», destacando a iniciativa Plano Nacional para a Ética no Desporto.

Na audição, perante a 8.ª Comissão Parlamentar (Educação, Ciência e Cultura), Alexandre Mestre, foi confrontado com diversas outras questões, por parte do seu antecessor no cargo, o deputado socialista Laurentino Dias, além da deputada comunista Rita Rato e de Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, que o acusaram de tornear as perguntas efetuadas, tendo o SEDJ respondido com as «muitas omissões do anterior Governo».

O responsável governamental anunciou ainda que, desde a tomada de posse, em junho de 2011, a SEDJ já regularizou cerca de cinco milhões de euros de todos os programas de preparação olímpica e paralímpica de Londres2012 de um total previsto de 14 milhões e 600 mil euros e que o orçamento previsto para organizar os VIII Jogos Desportivos da CPLP, entre 07 e 15 de julho, em Mafra, é de um milhão de euros.

Relativamente aos custos dos futuros Museu e Biblioteca Nacionais do Desporto, Mestre referiu também que, contrariamente ao Governo socialista liderado por José Sócrates, que se propunha «fazer uma festa de milhão e meio de euros», o atual Executivo da coligação PSD/CDS-PP vai gastar apenas 100 mil euros, uma vez que aproveitará parte do Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, para aquele fim, estando a inauguração prevista para o final de junho.