O antigo internacional português Fernando Couto vai eleger na segunda-feira o "homem do jogo" dos dois encontros da jornada inaugural do grupo D do Europeu de futebol, disse à agência Lusa fonte próxima do ex-jogador.

Fernando Couto junta-se assim a Maniche, outro antigo internacional português, no lote de futebolistas que a UEFA convidou para escolherem o melhor jogador de cada jogo ao longo da fase final do Europeu. Os franceses Christian Karembeu e Patrick Vieira, o dinamarquês Peter Schmeichel ou o croata Davor Suker são mais alguns dos convidados da UEFA.

Da ronda inaugural do Europeu, Fernando Couto vai eleger o "homem do jogo" dos encontros da primeira jornada do grupo D, França-Inglaterra e Ucrânia-Suécia, enquanto Maniche escolherá o melhor num dos embates da ronda inaugural do grupo C, o Espanha-Itália.

O prémio “homem do jogo” vai ser atribuído nos 31 jogos do Euro2012, que começa na sexta-feira e termina a 01 de julho, por um antigo futebolista, escolhido pela UEFA, que deverá ter em conta as opiniões expressas pelos adeptos via internet.