Poznan, que está a 45 quilómetros de Opalenica, local de estágio da seleção, conta com cerca de 557 mil habitantes, e é uma cidades mais enérgicas da Polónia. Não é por acaso que muitos estudantes portugueses escolhem Poznan para realizar o programa de intercâmbio Erasmus.

A Cidade Velha inclui a maior parte das atrações turísticas de Poznan, todas centradas na bela Stary Rynek.

A "Fan Zone" com capacidade para 30 mil adeptos está perto das estações de autocarro e comboio. Localizada na Freedom Square, terá um enorme ecrã gigante de 120m² e irá estar aberta durante todo o torneio das 12h00 à 01h00 nos dias de jogos e das 16h00 à meia noite nos restantes dias. Irá transmitir os 31 jogos e contará com várias actividades ao longo do torneio.

A poucos dias do início do encontro, fazem-se os últimos retoques para que não falte nada neste centro de diversão polaco.

O que também está a ser alvo de detalhes é o Estádio Municipal de Poznan, que era o maior recinto de um clube na Polónia antes da conclusão das arenas de Wroclaw e Gdansk. Este novo estádio foi inaugurado em 1980, sendo alvo de uma restruturação para o Euro2012, concluída em Setembro de 2010.

Espanha, Itália, República da Irlanda e Croácia constituem o Grupo C do Euro2012, sendo que a formação espanhola, campeã europeia e do mundo, será a única seleção que não terá de pisar o relvado do Estádio do Poznan.

O primeiro jogo em Poznan acontecerá no domingo com o Irlanda-Croácia, seguindo-se o Itália-Croácia e terminando com o Itália- República da Irlanda. Depois da fase de grupos, termina o Euro 2012 para este recinto. Por isso, os habitantes locais torcem para que a seleção portuguesa se mantenha em prova de forma a poder continuar a ser falada durante todo o Europeu.

A cidade de Poznan foi ainda escolhida para ser a capital dos "voluntários", pois foi aqui que partiu toda a organização dos voluntários que ajudarão os adeptos, moradores e imprensa a orientarem-se durante o Euro2012. Dos cerca de 6 mil candidatos apenas 3 mil pessoas desempenharão as funções de voluntários em quatro cidades polacas. Em Poznan, haverá 600 voluntários.

Se estiver a pensar em deslocar-se a esta cidade, lembre-se de trazer o dicionário polaco-português, pois chega a ser difícil alguém que fale, pelo menos o inglês.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.