Luz, música e ação. O Euro2012 de futebol arrancou em Varsóvia numa cerimónia de abertura em que mais de 800 voluntários de 63 países de todo o Mundo protagonizaram um espetáculo de 12 minutos.

No Estádio Nacional de Varsóvia, as várias coreografias exibidas ilustraram cenas de desporto e cultura, combinando a herança histórica com inovação ao som do pianista clássico húngaro Adam Gyorgy que pintou o espetáculo com texturas musicais de vários Estudos de Chopin.

Gyorgy, de 30 anos, grande amante de futebol (integrou o lançamento da seleção de futsal da Hungria), foi depois acompanhado pelo DJ italiano Karmatronic: juntos apresentaram ainda uma faixa inédita escrita para a cerimónia, intitulada "The Game of the World (O jogo do Mundo)".

Os hinos nacionais da Polónia e da Grécia, equipas que já se defrontam no primeiro desafio do Euro2012, foram cantados pelos 75 elementos do Coro Académico da Universidade de Varsóvia.

A cerimónia de abertura foi desenvolvida por Marco Balich, que produziu as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno Turim2006, bem como a inauguração do Donbass Arena de Dontsk (2009), na Ucrânia.

O primeiro Campeonato da Europa de futebol no Leste tem como valores chave o respeito (palavra que surgiu em destaque em cartolinas na bancada), unidade, rivalidade e paixão.

Portugal estreia-se no Euro2012, no sábado, frente à Alemanha, em Lviv, Ucrânia.