A União Europeia de Futebol (UEFA) revelou hoje ter sido informada dos cânticos racistas num treino da seleção holandesa no Euro2012 e disse que tomará medidas caso a situação se repita.

O capitão da seleção “laranja”, Mark van Bommel, denunciou os cânticos que ocorreram na sessão de treino de quarta-feira, à qual assistiram cerca de 25 mil adeptos, e disse que ninguém irá tolerar este tipo de atitudes.

«Não aceitaremos que um dos nós seja confrontado com cânticos de macaco», disse hoje o capitão holandês ao jornal De Telegraaf, referindo que se isso vier a acontecer durante um jogo alertará o árbitro e pedirá a sua intervenção.

A Holanda, adversária de Portugal no grupo B, juntamente com Dinamarca e Alemanha, tem treinado em Cracóvia, antes de viajar para Kharkiv, onde defrontará no sábado os dinamarqueses, no jogo inaugural.

Entretanto, o holandês Ibrahim Afellay também referiu ao De Telegraaf que os insultos o entristeceram, mas a Federação Holandesa não apresentou qualquer queixa junto da UEFA.

O organismo europeu de futebol revelou estar consciente que existiram «alguns atos isolados com cânticos racistas» e advertiu que tomará medidas para proteger os jogadores e ter uma política de tolerância zero em relação ao racismo.