Um golo de Khron-Dehli aos 22 minutos foi suficiente para a Dinamarca surpreender a favorita Holanda e somar os seus primeiros três pontos no Euro 2012.

A equipa nórdica chegou a esta competição com o rótulo de patinho feio face aos adversários que teria de enfrentar neste grupo B: Holanda, Alemanha e Portugal. Após o encontro com a Holanda e respetiva vitória, tudo mudou. O conjunto liderado por Morten Olsen  deixou provado que o patinho feio é um cisne e com ambição.

Na primeira parte, os holandeses fizeram o que lhes competia e tomaram o comando do jogo, com a Dinamarca a jogar no erro do adversário. A equipa dinamarquesa não conseguia ter a posse de bola e até aos 22 minutos os pupilos de Marwijk estiveram mais perto do golo. Van Persie, no entanto, não estava com pontaria afinada.

Contra a corrente do jogo, foram mesmo os dinamarqueses a inaugurar o marcador, aos 24’. Khron-Dehli fez tudo bem na esquerda, simulando e passando por dois jogadores da Holanda. O remate saiu cruzado e na direção certa, a passar entre as pernas de Stekelenburg.

Em desvantagem, os vice-campeões do Mundo continuaram na luta pelo tento, com Robben a ter a oportunidade mais flagrante aos 35’, atirando a bola ao poste. Só que até ao intervalo, o domínio da Laranja Mecânica esbateu-se, ficando o encontro mais dividido.

Após o descanso, a equipa laranja veio vitaminada para o jogo. Nos primeiros seis minutos de destacar que Van Persie, Affellay e Van Bommel tiveram nos pés oportunidades para empatar, mas mais uma vez o acerto defensivo dos nórdicos e uma excelente exibição de Andersen mantinham o resultado inalterado.

As tentativas de marcar por parte da seleção de Van Marwijk era mais que muitas, mas a Dinamarca estava fiel ao seu estilo de jogo: bloco baixo, na expetativa, lançando depois venenosos contra-ataques.

Sneijder pautava o jogo holandês mas os seus passes exímios não chegavam pois os seus colegas da frente teimavam em demonstrar desacerto, apesar das cerca de três dezenas de remates efetuados ao longo do jogo.

A Dinamarca vence e deu uma demonstração de qualidade e, essencialmente, acerto tático rejeitando assim o rótulo de patinho feio do grupo que muitos lhe davam. Com uma derrota, a Holanda vê reduziada a sua margem de erro neste grupo B e terá de fazer mais pela vida contra a Alemanha para se manter nas contas do apuramento.