Alguns dos primeiros adeptos portugueses a chegarem à cidade ucraniana de Lviv, palco do jogo entre Portugal e Alemanha da primeira jornada do Grupo B do Europeu de futebol, estão certos de que a equipa das “quinas” vai ganhar.

«Partimos de Lisboa uns, outros do Porto, via Madrid, depois Milão, Cracóvia e, finalmente Lviv. Saímos na quinta-feira, às duas da tarde, e aqui estamos hoje para assistir a mais uma vitória de Portugal, claro», explicou Nuno Vicente.

O lisboeta, “porta-voz dos sete magníficos” vindos de várias paragens, do Porto ao Algarve, vaticinou um triunfo de Portugal sobre a Alemanha por 2-1, enquanto dava os primeiros passos na “fan zone” da UEFA, no centro da cidade, a cerca de 30 minutos de automóvel da Arena de Lviv, palco do embate.

«Um golo do Cristiano Ronaldo, um do Ozil, que empata, e depois o Hugo Almeida faz o 2-1 e mata o jogo. Não creio que o Hugo Almeida seja titular, vai entrar depois, o Hélder Postiga joga de início, e é ele, aos 73 minutos, que mata o jogo», referiu Nuno Vicente, que, juntamente com o seu grupo, vai permanecer em Lviv até quarta-feira, para assistir ao jogo de Portugal com a Dinamarca.

Bruno Vilas Boas, vizinho do avançado Nelson Oliveira, chegou a Lviv com «vontade de ver Portugal ganhar, a fazer um grande Europeu», pedindo que «levem o canequinho lá para casa».

«Portugal vai ganhar 3-0. Golos de João Moutinho, Nelson Oliveira e Miguel Veloso», sublinhou o barcelense, sem temer o facto de a Alemanha não perder em jogos oficiais desde a meia-final do Mundial2012, quando foi derrotada pela Espanha por 1-0.

Sem preferência pelos marcadores, Sérgio, natural da Guarda, mas atualmente a estudar em Erasmus na eslovaca Kosice, disse esperar um 2-0 favorável a Portugal, acrescentando que também ficaria satisfeito com uma boa exibição e prometendo «apoiar ao máximo a seleção».

«Eu estou à espera de um jogo bastante difícil, a Alemanha é uma equipa muito agressiva. Acho que provavelmente vamos ganhar, mas prevejo 1-0, não sou tão otimista como eles», afirmou Sara Carpinteiro, de Mogadouro, que, até à hora do jogo, quer conhecer Lviv, experimentar gastronomia ucraniana e «conviver com os alemães».

Já Samuel Sousa, que chegou na sexta-feira da Irlanda, desvaloriza a «desvantagem» na presença de adeptos, porque «lá dentro é que conta».

«Acho que vai ser um jogo difícil, em que não vai haver empate. Ou corre muito bem à Alemanha ou muito bem a Portugal. Acho que vai ser um jogo para um lado ou para o outro, mas não vai ser equilibrado», rematou.

Portugal defronta a seleção da Alemanha, finalista derrotada pela Espanha no Euro2008, na cidade ucraniana de Lviv, a partir das 21h45 locais (19h45 em Lisboa), em jogo da primeira jornada do Grupo B da competição, que será arbitrado pelo francês Stéphane Lannoy.