França e Inglaterra empataram esta tarde de segunda-feira a um golo no arranque das duas seleções para o Euro2012, em Donetsk, na Ucrânia. As duas seleções dominaram a espaços e no final ficou a sensação de que podiam ter feito mais para desfazer o empate.

A expetativa em torno deste jogo era muita para os fãs do futebol e as primeiras impressões não defraudaram: entrou melhor a Inglaterra, a marcar o ritmo de jogo, mas rapidamente a França respondeu, com Nasri, Benzema e Ribéry a demonstrarem grande dinâmica da frente de ataque.

Milner teve nos pés a grande oportunidade, após um passe a rasgar de Young. No entanto, o inglês depois de contornar Lloris rematou à malha lateral. A França privilegiava a posse de bola e a Inglaterra explorava com perigo o contragolpe.

O primeiro golo acabou por chegar de bola parada e para a Inglaterra. Aos 30’, Lescott ganha no centro da área e de cabeça fez o primeiro, após cruzamento milimétrico de Gerrard na cobrança de um livre.

A França não baqueou e nove minutos depois Nasri confirmou o estatuto de jogador mais perigoso dos gauleses: depois de uma troca de bola entre os franceses à entrada da área, Nasri aproveitou uma brecha e disparou forte junto ao poste da baliza de Hart, fazendo o empate a um golo.

Jogo muito disputado no primeiro tempo, a que não foi dado seguimento na entrada para a segunda parte. As duas equipas mostraram-se mais cautelosas e mais interessadas em não sofrer do que em marcar o segundo.

A exceção a este pacto de não agressão chegou nos dez minutos finais, sobretudo graças ao esforço gaulês.

Cabaye num remate de primeira fez Joe Hart suster a respiração e deu o mote para os últimos suspiros da equipa de Laurent Blanc: Benzema e Ribéry tentaram o remate em cada nesga disponível, mas o resultado não se alterou.

Com este empate, França e Inglaterra somam um ponto no Grupo D e estão assim “obrigadas” a ganhar no segundo jogo. Ainda esta noite, Ucrânia e Suécia dão por encerrada a primeira jornada da fase de grupos.