Lviv, dizem os ucranianos daqui, é a cidade mais bonita da Ucrânia e é nas ruas do centro da cidade que muitos abordam os portugueses a falar a língua de Camões com sotaque. A explicação é rápida – “trabalhei em Portugal, em Leiria, no estádio, para o Euro 2004”. Ficam tristes quando dizemos que o estádio está praticamente condenado.

Mas há quem tenha trabalhado em cafés ou em empresas portuguesas de estacionamento. O português é fraco mas percebe-se. Não sabendo bem se há mais ucranianos a falar português do que inglês. Todos querem mandar saudades e agradecer “ás famílias portuguesas”. Têm boas recordações do tempo passado em Portugal, (Lisboa, Santarém, Leiria, Porto, enumeram as cidades portuguesas), e é por isso que, em alguns casos, ao fim de quase 20 anos desde o regresso, ainda mantêm viva a língua portuguesa.

Ver portugueses com as cores da seleção é motivo para tirar uma foto com o grupo. Uma recordação deste período de festa em Lviv. E os portugueses aceitam, sentindo-se tal e qual as estrelas.
A cidade está em pleno Euro 2012 e é difícil compreender, para quem não conhecia antes, se sempre foi assim ou se após o campeonato da Europa piora. Mas os ucranianos garantem que não. 

Lviv, com cerca de 700 mil habitantes, já foi Polaca, em 1340, austríaca em 1772, de novo polaca em 1919 e ucraniana desde 1939. 

Andar à noite sozinho, em locais menos movimentados, é desaconselhado pela polícia, incluindo o grupo de oito elementos da PSP que está em serviço em Lviv, mas garantem que é seguro.

Usar o táxi ou transportes é relativamente simples e é preciso apenas ter cuidado em relação ao aumento dos preços, devido ao campeonato da Europa. Nas ruas de Lviv, em conversa com o SAPO Desporto, os ucranianos dizem que o custo de alguns produtos e serviços duplicou para os turistas desde o início do campeonato de futebol. Mesmo assim, o custo de uma refeição ronda os 100 Hryvnia (cerca de 10 euros).

O centro da cidade, declarado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1998, além da Ópera, da universidade, uma das mais antigas da Europa Central, tem diversos monumentos e valerá certamente um regresso para uma visita mais demorada, fora da azáfama do futebol.

Nas ruas da cidade velha são aos milhares. Passeia-se para ver e ser visto. E nada foi deixado ao acaso, do cabelo às unhas, todos os pormenores que as mulheres gostam de cuidar.

Caras bonitas, ruas limpas, e muitas opções para diversão. 
Agora compete às autoridades manter este rumo e abrir as portas ao turismo. A população está pronta e com vontade de receber os turistas.

Lviv tem Portugal no coração e depois do campeonato da Europa muitos dos portugueses que aqui passaram vão aconselhar uma visita.