A 11 de Outubro de 2011 jogava-se o decisivo Dinamarca-Portugal, correspondente à qualificaçãopara o Euro2012, com a equipa das quinas obrigada a vencer o encontro em Copenhaga para marcar presença na Polónia e Ucrânia. Mas o golo de Cristiano Ronaldo não foi suficiente para superar os dois apontados por Krohn-Dehli e Nicklas Bendtner, negando o apuramento direto de Paulo Bento e os seus pupilos.

Só no Play-off, em desafio com a Bósnia Herzegovina, é que Portugal brilhou ao vencer por 6-2 no encontro da segunda mão, que se disputou no Estádio da Luz, qualificando-se para o campeonato europeu de futebol.

No entanto, Paulo Bento tem boa memória da Dinamarca. Foi a 09 de Outubro de 2010 que o atual selecionador nacional seestreou no comando da equipa das quinas. No Estádio do Dragão, Portugal regressou às vitórias (3-1), depois de ter empatado com o Chipre a 4 golos e perdido na Noruega por 1-0. Os dois golos de Nani e outro de Cristiano Ronaldo marcaram a estreia positiva de Paulo Bento. O golo a favor da Dinamarca foi apontado por Ricardo Carvalho na própria baliza.

Já no apuramento para o Mundial2010, na África do Sul, a Dinamarca esteva inserido no mesmo grupo de Portugal, e foram os “vikings” a levarem a melhor sobre Portugal, empurrando os lusos para o Play-off.

Na altura comandado por Carlos Queiroz, Portugal lutava por um lugar no Campeonato do Mundial de 2010 com a Dinamarca, Malta, Hungria, Albânia, Suécia e Malta.

Na fase de qualificação, Portugal jogou com a Dinamarca a 10 de setembro de 2008. Aos 90 minutos, os lusos estavam a vencer por 2-1 e os golos de Poulsen e Jensen surgiram como baldes de água fria no Estádio de Alvalade, perdendo por 3-2.

A 05 de setembro do ano seguinte, as duas seleções voltaram a medir forças e o golo de Liedson aos 86 minutos, fez com que Portugal se mantivesse vivo na corrida. O jogo terminou empatado a um golo.

As contas no final da qualificação ditaram o apuramento direto da Dinamarca e Portugal teve que jogar o Play-off, onde venceu a Bósnia.

Na próxima quarta-feira, as duas seleções voltam a encontrar-se, em Lviv, para o jogo da segunda jornada do Grupo B do Euro2012. A Dinamarca leva, além da confiança por ter vencido a favorita Holanda na ronda anterior, três pontos no bolso. Portugal, cuja mealheiro está vazio, terá de lutar contra os fantasmas das qualificações contra os “vikings”.