O defesa central português foi o alvo preferido dos alemães na derrota por 1-0 da seleção portuguesa, na primeira jornada do Grupo B, tenso sofrido seis faltas, o mesmo número que o grego Giorgos Karagounis, ex-jogador do Benfica, no jogo inaugural do campeonato da Europa frente à anfitriã Polónia.

Do lado oposto das estatísticas está o avançado germânico Mario Gomez, segundo no “ranking” dos mais faltosos, a apenas uma falta do primeiro, o irlandês Richard Dunne, titular e totalista dos 90 minutos contra a Croácia.

Cristiano Ronaldo bem tentou reverter a desvantagem portuguesa com a Alemanha, no entanto os seus quatro remates enquadrados foram insuficientes, não só para igualar o marcador, mas também para chegar à liderança da lista de mais jogadores com tentativas enquadradas.

No duelo entre internacionais, o capitão luso foi batido pelo colega do Real Madrid, Karim Benzema, que no empate da França com a Inglaterra (1-1) rematou por cinco vezes à baliza adversária.

Mas os verdadeiros “líderes” deste Euro2012 são o ucraniano Andrei Shevchenko, o russo Alan Dzagoev e o croata Mario Mandžukić, autores de dois golos.

Com a Rússia a ser a campeã dos golos marcados e a República Checa dos golos sofridos, resultado do 4-1 do jogo do Grupo A, coube à França a liderança destacada dos remates enquadrados com a baliza (14), um número bem distante dos dez da República Checa, segunda, ou dos sete de Portugal, sétimo em 16 seleções.

Portugal, juntamente com a França e a Holanda, estão no primeiro lugar nos cantos a favor, com 11 para cada uma das seleções, e não deverão ser alcançados tão cedo pela Irlanda que, com a Croácia, beneficiou apenas de um.

As estatísticas são menos simpáticas com a equipa das “quinas” na percentagem de posse de bola – Portugal é antepenúltimo, com uns 44 por cento distantes dos 60 de França e Espanha – e nas faltas cometidas.

Quartos no “ranking” dos mais faltosos, com 19 faltas, os portugueses foram travados de forma irregular pela Alemanha por 14 vezes, estando no oitavo lugar dessa lista particular.