Em entrevista ao SAPO Desporto, o intendente da Polícia de Segurança Pública, Luís Elias, responsável máximo do grupo da PSP que se encontra em Lviv para dar suporte aos adeptos portugueses, aconselha que estes se desloquem ainda hoje para a cidade ucraniana caso pretendam chegar a tempo ao jogo entre Portugal e Dinamarca, marcado para quarta-feira.

Uma vez que este jogo está agendado para as 17h00 de quarta-feira (hora portuguesa), é necessário que a viagem para a Ucrânia se processe mais cedo.

O Intendente Luís Elias lembra o que se passou no dia 9 de junho, aquando do primeiro encontro da seleção nacional, em que muitos adeptos ficaram “retidos” na fronteira. Essencialmente pessoas que se deslocavam em viaturas alugadas ou particulares.

Contrariamente, os adeptos que se deslocaram em autocarros ou comboio não tiveram qualquer problema

A demora deve-se à minúcia que a polícia polaca e ucraniana está a aplicar na revista das viaturas (chegam mesmo a ver o número do chassis).

A verdade é que este problema não é comum a todos os adeptos, como constatou o SAPO Desporto.

Durante este período, de dia 9 até hoje, permaneceram em Lviv cerca de 1000 adeptos portugueses, não se tendo registado qualquer problema de maior, segundo comunica a PSP.

Este jogo com a Dinamarca será decisivo para a continuidade de Portugal neste Europeu de futebol. Uma derrota ante os “vikings” e uma vitória da Alemanha sobre a Holanda, colocaria os portugueses fora da corrida ao Euro2012, algo que seria inédito em campeonatos europeus de futebol.