A Polónia e a Rússia empataram a um golo em jogo da segunda jornada do Grupo A, o que impediu os russos de garantir já hoje o apuramento para os quartos de final e deixou esperanças numa das seleções anfitriãs.

Num jogo aberto e bem disputado, foi a Polónia a dar o primeiro aviso. Aos 18 minutos de jogo, Lewandwoski isolou Polanski, numa boa jogada de entendimento, mas o jogador polaco estava adiantado e o golo foi anulado. Já antes, aos sete minutos, Boenish de cabeça já tinha dado o aviso. Valeu Malafeev a tirar no limite.

Só aos 28’, a Rússia, grande favorita deste Grupo A a passar aos quartos de final, deu um ar da sua graça, com Kerzhakov a arrancar bem, com o remate a não passar muito longe.

A equipa de Advocaat acabaria por chegar ao golo num lance de bola parada. Arshavin cobrou o livre na esquerda, Dzagoev, nas alturas, melhor que os centrais, a cabecear para o golo. O russo já leva três golos em dois jogos.

Na segunda parte, a equipa da casa voltou a entrar melhor, com Malafeev, logo aos 46’, a impedir o tento do empate a Lewandwoski. O polaco apareceu isolado na área, tentou contornar o guarda-redes, mas Malafeev melhor.

Bastaram 11 minutos para os polacos chegarem ao golo do empate, num grande remate do capitão Blaszczykwoski. O jogador foi da direita para o meio, puxou bem o pé direito e Malafeev nada podia fazer.

Aos 80 minutos, Advocaat tirou Dzagoev para a entrada do sportinguista Izmailov, que assim se estreou neste Euro2012, numa altura em que a Rússia desaparecera do jogo.

Até ao final do encontro, não houve mais ocasiões de golo. Embora a Rússia pudesse ter garantido já hoje o apuramento para os ‘quartos’, foi gerindo o empate, resultado que os mantém na frente do grupo A com quatro pontos, mas que deixa todas as decisões para a última jornada. O encontro entre Grécia e República Checa terminou com a vitória destes últimos, por 2-1, que agora ocupam a segunda posição no grupo.