A Federação Portuguesa de Futebol já garantiu que a comitiva ficará instalada em Opalenica até ao final da sua participação no Euro2012, seja qual for o seu trajeto.
Em dezembro do ano passado, a comitiva portuguesa anunciava a escolha desta pacata cidade polaca para realizar as preparações para os jogos do campeonato europeu de futebol durante a sua estadia na Polónia, mesmo sabendo que jogariam os três jogos da fase de grupos na Ucrânia.
À seleção portuguesa de futebol foi-lhe apresentada várias propostas de locais de estágio, como Kiev, mas Paulo Bento ficou rendido à pacatez desta cidade polaca.
Quem entra em Opalenica percebe logo que a seleção nacional está aqui instalada. São vários os cartazes a darem as boas vindas à equipa lusa. Quem passeia pelas ruas desta pequena cidade, com cerca de 10 mil habitantes, percebe que o sossego é algo muito valorizado. Pelo menos até à chegada da seleção nacional que, mesmo assim, com a presença de estrelas como Cristiano Ronaldo, conseguiu manter a pacatez. 
Ao contrário do que se esperava, a presença da seleção nacional nesta cidade polaca não teve o impacto esperado. Com pouco movimento no comércio local, o presidente da câmara municipal diz que a crise que afeta Portugal, também chegou à Polónia, lamentando o investimento que foi feito, cerca de 250 mil euros, na cidade para receber a equipa das quinas. Mesmo assim, os habitantes de Opalenica estão satisfeitos por estarem perto de Cristiano Ronaldo e companhia.
Quem se encontra em Opalenica, sabe que uma das maiores dificuldades, principalmente para quem trabalha, é a barreira linguistica. Poucos são os habitantes que conseguem dar informações em inglês.
Mesmo com as suas limitações, Opalenica não deixa de ser uma cidade acolhedora, perfeita para quem procura tranquilidade. A palavra que Paulo Bento sempre gostou de utilizar.