Munique, 7 de julho de 1974. A final do Mundial colocava frente a frente a anfitriã Alemanha, liderada por Franz Beckenbauer, e a estreante Holanda, que vivia os seus anos dourados sob o leme de Johan Cruyff.

Hoje, 13 de junho, joga-se apenas a segunda jornada do grupo B do Euro2012, mas o encontro tem os contornos de uma final para os holandeses, depois da derrota (0-1) com a Dinamarca na jornada de abertura.

A equipa de Bert Van Marwijk fez uma campanha de apuramento praticamente imaculada, ao perder apenas um jogo, mas entrou com o “pé esquerdo” no último sábado. Já a Alemanha, de Joachim Löw, manteve o registo invencível da fase de apuramento (venceu os 10 jogos, com 34 golos marcados e sete sofridos) e deu sequência à marcha vitoriosa na estreia com Portugal (1-0).

O embate desta noite (19h45) conta com o último vice-campeão e terceiro classificado do Mundial 2010. A história destes dois colossos dificilmente podia ser mais equilibrada, com uma ligeira vantagem germânica: em 38 jogos registou 14 vitórias, 14 empates e 10 derrotas.

Os títulos também pesam mais no lado alemão, com três títulos de campeão europeu (1972, 1980 e 1996), contra apenas um da Holanda, em 1988. Realce ainda para um último pormenor: em 1974, a vitória sorriu aos alemães. Resta saber se a Holanda consegue contrariar a história.

O Alemanha-Holanda está agendado para as 19h45, em Kharkiv (Ucrânia) e pode acompanhar tudo no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.