A ministra polaca do Desporto, Joanna Mucha, lamentou hoje os incidentes ocorridos à margem do jogo Polónia-Rússia, do Euro2012 de futebol, que causaram cerca de 20 feridos ligeiros e levaram à detenção de 184 adeptos, segundo dados policiais.
«Estou chocada e envergonhada. Estes ‘hooligans’ nada tem a ver com os verdadeiros adeptos», afirmou a ministra, em declarações à imprensa.
Na sequência dos incidentes, ocorridos antes e durante o encontro no caminho para o estádio e numa “fan zone” em Varsóvia, a polícia deteve 157 polacos, 24 russos, um espanhol, um húngaro e um argelino.
Segundo a agência France Presse, a polícia utilizou canhões de água e balas de borracha para dispersar os adeptos.
Os confrontos entre adeptos, que causaram 20 feridos, 10 dos quais polícias, começaram quando milhares de adeptos russos atravessavam a ponte sobre o rio Vístula, a caminho do estádio nacional de Varsóvia, comemorando também o aniversário do nascimento da Federação Russa e o fim da União Soviética.
Na terça-feira, durante o encontro, que terminou empatado 1-1, foram registados incidentes na “fan zone”, instalada no centro da capital polaca, na qual se encontravam cerca de 100.000 pessoas.
O encontro, da segunda jornada do grupo A, era já antecipado como o mais problemático do Euro2012, atendendo à história entre os dois países.