A França (2-0 à Ucrânia) e a Inglaterra (3-2 à Suécia) ascenderam hoje aos lugares “premiados” do Grupo D do Europeu de futebol de 2012, que, concluída a segunda jornada, continua sem qualificados para os quartos de final.

A coanfitriã Ucrânia era a única seleção que ainda podia selar o apuramento, mas perdeu, “escrevendo” um feito inédito: em 1996, 2000, 2004 e 2008, os Europeus a três pontos por vitória, registaram-se sempre qualificados após duas rondas.

A maior novidade do dia foi, assim, o adeus da Suécia e de Zlatan Ibrahimovic, que caiu perante os ingleses, depois de já ter perdido por 2-1 face à Ucrânia, juntando-se à República da Irlanda, do italiano e ex-benfiquista Giovanni Trapattoni.

O fecho da segunda ronda da fase de grupos ficou ainda marcado por outro facto inédito, a interrupção de um jogo, durante quase uma hora: devido a uma valente chuvada, o Ucrânia-França foi interrompido após pouco mais de quatro minutos.

Depois da intempérie, veio à tona a categoria da França, que, depois de ter dominado a Inglaterra, sem ver isso refletido no marcador (1-1), foi agora melhor e mais eficaz face aos ucranianos, batidos por dois golos de “rajada”.

Novidade no “onze”, Jeremy Menez, jogador do Paris Saint-Germain, inaugurou o marcador, aos 53 minutos, para, volvidos três, Yohan Cabaye apontar o segundo - o médio do Newcastle ainda atirou uma bola ao poste esquerdo.

A França passou a somar quatro pontos, os mesmos da Inglaterra, que também ultrapassou os coanfitriões, ao bater a Suécia por 3-2, num embate resolvido pelo calcanhar de Danny Welbeck, servido por Theo Walcott, o suplente que revolucionou o encontro.

Numa segunda parte espetacular, o extremo do Arsenal, entrado aos 61 minutos, havia restabelecido a igualdade aos 64, depois de “golo e meio” de Olof Mellberg, aos 49, com a ajuda involuntária de Glen Johnson, e aos 59, de cabeça.

Antes, na primeira metade, Andy Carroll adiantou uma primeira vez os ingleses, com um forte cabeceamento, aos 23 minutos, após centro de Steven Gerrard, seu companheiro de equipa no Liverpool.

Na última ronda, os gauleses defrontam a já eliminada Suécia, enquanto os ingleses jogam o apuramento face à Ucrânia, que está obrigada a ganhar.

O Euro2012 prossegue sábado, dia em que se ficarão a conhecer, finalmente, os primeiros dois apurados, do Grupo A.

A Rússia (primeira classificada, com quatro pontos) defronta a Grécia, de Fernando Santos (quarta, com um), e a outra coanfitriã, a Polónia (terceira, com dois) defronta a República Checa (segunda, com três).