Os responsáveis pela Federação Croata de Futebol (FCF) apelaram hoje à UEFA para que não puna a sua seleção de futebol pelas ações de uma minoria de adeptos, que, alegadamente, entoaram cânticos racistas visando o italiano Mario Balotelli.

«A Federação Croata de Futebol apela à UEFA para que não puna a seleção nacional... e não associe a equipa a uma parte de adeptos que não são adeptos, mas sim hooligans, que deviam ser isolados de qualquer evento desportivo», avança o organismo croata, num comunicado no seu sitio oficial.

A FCF apelou para a UEFA depois do organismo que gere o futebol europeu ter anunciado que iria instaurar um processo disciplinar à federação pelos comportamentos racistas dos seus adeptos, durante o encontro de quinta-feira com a Itália, da segunda jornada do Grupo C do Euro2012.

O organismo europeu confirmou que a filiada croata é acusada de «conduta imprópria» dos seus adeptos, incluindo «símbolos e cânticos racistas», dirigidos, sobretudo, ao avançado italiano Mario Balotelli.

No relatório deste processo disciplinar, figura também o arremesso de objetos pirotécnicos, que atrasaram o início do jogo, que acabou empatado 1-1.

O caso será agora julgado pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA, na próxima terça-feira.

Um fotógrafo da agência de notícias francesa France Press, que também ouviu os cânticos, viu um steward a apanhar uma banana do campo durante o jogo.

A federação croata «distancia-se de qualquer comportamento desviante por parte dos adeptos durante o torneio e condena-o fortemente».