Ao contrário de todos os prognósticos, a Grécia está nos quartos de final do Euro2012 depois de neste sábado ter vencido por 1-0 a Rússia e assim garantirem o segundo lugar do Grupo A.Os russos despedem-se do Europeu porque a República Checa também venceu, e têm apenas que lamentar a sua falta de eficácia e alguma sobranceria com que desprezaram o espírito lutador dos gregos.

A precisar da vitória como de pão para a boca, a Grécia entrou agressiva no jogo e em poucos minutos, em dois cantos, levou o sobressalto à área russa.

A Rússia não se atemorizou e depressa passou a impor o seu futebol: trocas de bola rápidas, tabelas e desmarcações contínuas deixaram os gregos de olhos em bico e proporcionaram muitas oportunidades que os russos não conseguiram materializar em golo. Kerzhakov, Zhirkov e Shirokov foram os que viram o golo mais perto.

Quem não sabe do que a Grécia é capaz diria que o golo russo apareceria mais cedo ou mais tarde, mas o experiente Karagounis tratou de mostrar que a matreirice grega não está esquecida: já para lá dos 45’, o mais internacional jogador grego de sempre não perdoou um erro infantil dos russos, que num lançamento de linha lateral a seu favor isolaram o antigo jogador do Benfica, e num remate forte fez a bola só parar no fundo das redes de Malafeev.

A segunda parte trouxe uma Rússia completamente diferente. Talvez ainda galvanizada pelo golo tardio do primeiro tempo, os gregos entraram mais aguerridos em campo e com garras e dentes defenderam a sua baliza.

A isto ajudou o facto de os russos terem esgotado a pólvora da primeira parte. Irreconhecíveis, raramente conseguiram chegar com perigo à baliza grega e foram mesmoos helénicos que podiam ter feito o 2-0, já depois de o árbitro ter deixado passar em claro um pénalti sobre Karagounis e ter dado cartão ao grego: aos 71’, Tzavellas afinou demasiado a mira e acertou no poste da baliza russa na marcação de um livre direto.

Apenas aos 83’ a Rússia criou a primeira ocasião de perigo da primeira parte: Arshavin cruzou e Dzagoev antecipou-se para um cabeceamento a rasar o poste. Mas foi só e a Grécia controlou o ímpeto dos czares até final.

Com o país a viver uma situação de crise profunda, Fernando Santos oferece um dia de felicidade ao povo grego em véspera das eleições mais importantes do país na sua história recente. Os quartos de final estão garantidos, agora vamos ver se amanhã alguém vota!