Paulo Bento garante que Portugal está preparado para enfrentar a Holanda no jogo decisivo da fase de grupos e realça que o jogo entre a Alemanha e a Dinamarca não entra nos seus pensamentos.

«Já demos provas suficientes para poderem acreditar em nós. Estou confiante de que alcançaremos um bom resultado, embora saiba que vamos ter de ter capacidade para sofrer.»

Paulo Bento não se revelou surpreendido por o último jogo ser decisivo nas contas portuguesas e voltou a lembrar que o objetivo continua a ser chegar aos quartos de final. Mesmo que Portugal não consiga, Paulo Bento frisa que a única coisa que o dececionaria era se a equipa desistisse antes de esgotadas todas as possibilidades de lá chegar.

«O nosso único pensamento são os três pontos e num grupo equilibrado como este acreditámos que tudo se resolveria na última jornada. A Holanda não ganhou ainda qualquer jogo e queremos que não seja connosco. Mas temos um respeito muito grande pela Holanda, que é uma equipa bem organizada e com muito talento.»

Cristiano Ronaldo recusou individualizar a sua análise sobre jogadores e não se alongou sobre a prestação de Cristiano Ronaldo.

«Quando perdemos com a Alemanha falou-se que só atacámos em 15 minutos. Com a Dinamarca, podíamos ter resolvido mais cedo e as análises que se fazem é pelo facto de o Melhor Jogador do Mundo ter falhado dois golos e não por termos ganho o jogo. É já o normal do futebol português e de algumas personalidades do nosso futebol.»

Relativamente ao jogo entre a Alemanha e a Dinamarca, Paulo Bento não acredita que possam combinar resultados que permitam às duas equipas seguir em frente na competição.

«Não temo a combinação de resultados. Sou desportista há muitos anos e a primeira coisa em que acredito é nos desportistas. Quando deixar de acreditar nisso tenho de deixar de andar aqui. Não temos o direito de duvidar de quem quer que seja. Temos é de acreditar que vamos chegar ao nosso objetivo e isso depende da nossa competência, organização e talento.»

À Holanda, o selecionador nacional deixou uma promessa:

«Não abdicaremos dos nossos princípios, mas em função da Holanda utilizaremos também as nossas armas para contrariar os pontos fortes de uma boa seleção como é a Holanda», concluiu.