A Alemanha garantiu o primeiro lugar do Grupo B ao vencer a Dinamarca por 2-1 num jogo que ficou marcado por uma grande penalidade não assinalada contra os alemães.

Em Lviv, na Ucrânia, só uma vitória frente à Alemanha interessava aos dinamarqueses. Nos duelos em competições oficiais, a Dinamarca até levava vantagem sobre alemães, com duas vitórias em três jogos, e talvez por isso a equipa de Joachim Löw tenha encarado a Dinamarca com algum respeito.

E foi a Alemanha a criar o primeiro sinal de perigo aos 5’ minutos de jogo, com um cruzamento de Khedira a isolar Muller na pequena área mas uma intervenção de Anderson evitou o primeiro golo.

A Dinamarca a jogar em 4-5-1, modelo com que se apresentou frente à Holanda e Portugal, teve em Christian Eriksen o seu polo de criatividade devido à ausência de Dennis Rommedahl.

Nos instantes iniciais, a Alemanha teve mais posse de bola mas pouca objetividade para furar as linhas defensivas dinamarquesas. Os jogadores de Morton Olsen apresentavam-se bem posicionados em campo e não permitiam grandes espaços aos alemães, mas há jogos em que os números obrigam à glória e Podolski assim o demonstrou.

Aos 19’ minutos, quando nada o fazia prever, a Alemanha chegou à vantagem por intermédio de Lukas Podolski. Depois de um cruzamento rasteiro de Muller, Podolski na pequena área fuzilou Andersen para o seu 44º golo. O jogador alemão celebrou assim a sua 100º internacionalização, aos 27 anos, tornando-se no jogador mais jovem da Europa a atingir estes números.

O golo despertou a Dinamarca e Krohn-Dehli, aos 24 minutos, fez o 1-1 perante a passividade da defesa alemã após um pontapé de canto. Bendtner nas alturas assistiu Krohn-Dehli que de cabeça restabeleceu alguma justiça no marcador.

Até ao intervalo,  o resultado manteve-se igual apesar de Alemanha e Dinamarca desperdiçarem algumas oportunidades de golo.

No segundo tempo, a Dinamarca apresentou-se muito melhor do que a Alemanha. Aos 51’ minutos, a Dinamarca quase marcava após grande triangulação entre Bendtner e Jakob Poulsen, que em boa posição de remate levou a bola a raspar o poste.

A ameaça dinamarquesa não fez com que os alemães mudassem a sua postura e foi preciso um golo de Lars Bender, já contra corrente de jogo, para sentenciar a partida aos 80’ minutos. O golo alemão surgiu após uma grande penalidade não assinalada a Nicklas Bendtner, que aos 76 minutos foi agarrado por um defesa alemão na grande área.

Com este resultado, a Alemanha irá defrontar a Grécia nos quartos-de-final enquanto Portugal irá defrontar a República Checa.