A imprensa desportiva grega exulta este domingo com o apuramento da Grécia para os quartos de final do Euro2012 e pede agora a Alemanha na próxima fase, "disparando” provocações à chanceler alemã Angela Merkel.

Em dia de eleições legislativas gregas, que muitos consideram decisivas para a manutenção da Grécia na zona Euro, os jornais desportivos inspiram-se na crise para provocar a União Europeia e o resgate do país.

«Tragam-nos a Merkel», pede, em manchete, o Goal News, acrescentando que a chanceler alemã «não expulsará a Grécia do Euro», mesmo que a Europa «continue a delirar com a Grécia falida».

O Sport Day também chama Merkel à primeira página e avisa a dirigente alemã: «Angela, prepara-te, que é assim que os devedores se qualificam».

«Tu [Angela Merkel] colocaste o FMI na Grécia, nós vamos colocar TNT no Euro», escreve o mesmo jornal, acrescentando que um «imenso orgulho atravessa o país» com o apuramento da seleção da Grécia, orientada pelo português Fernando Santos.

Ironicamente, a Grécia poderá cruzar-se com a Alemanha nos quartos de final do Euro2012, caso os germânicos garantam o primeiro lugar no Grupo B, quando receberem hoje a Dinamarca.

No mesmo dia, Portugal defronta a Holanda e também tem caminho aberto para o apuramento, embora as contas, em caso de qualificação, apontem o segundo lugar como a posição mais provável, que colocaria a seleção das “quinas” a defrontar a República Checa, vencedora do Grupo A.