É uma das maiores incógnitas da seleção nacional: Porque é que Cristiano Ronaldo não marca por Portugal os mesmos golos que consegue pelos clubes que representa?

Não há resposta fácil, nem definitivamente esclarecedora, mas parece ser consensual que o avançado do Real Madrid tem uma espécie de “malapata” quando atua pela equipa das quinas.

Uns dizem que não se esforça tanto como faz com a camisola merengue, outros que a seleção não atua de modo a rentabilizar todas as suas capacidades, e há ainda quem ache que tudo não passa de uma barreira psicológica e que o avançado acusa demasiado a pressão de ser considerado a grande figura da seleção portuguesa.

Seja como for, certo é que Cristiano Ronaldo ainda não marcou qualquer golo neste Campeonato da Europa e frente à Dinamarca falhou dois golos de fácil finalização, ambos só com o guarda-redes nórdico pela frente.

A poucos meses de ser conhecido o vencedor da Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo já lembrou que a época que fez fala por si e que não é a sua prestação no Euro2012 que define se ganha ou não o troféu.

Pelo sim pelo não, melhor seria prevenir, e ninguém mais do que ele quererá ver a bola entrar. A ver vamos se a Holanda paga a fatura, pois já se sabe que para ele «os golos são como o ketchup».