O presidente da União de Futebol da Rússia, Serguei Fursenko, declarou hoje que a seleção russa perdeu frente à Grécia porque jogou contra um «adversário pouco qualificado» para que os futebolistas «pudessem mostrar a sua mestria».

A Rússia falhou o apuramento para os quartos de final do Euro2012 depois de perder por 1-0 com a Grécia, orientada pelo português Fernando Santos, na terceira e última jornada do Grupo A.

«Claro que o resultado é muito amargo, mas não há vitória sem derrotas. Por paradoxal que pareça, a nossa seleção teria jogado melhor contra um adversário forte. Sempre quis que jogássemos contra a seleção da Alemanha ou da Inglaterra. O jogo seria completamente diferente, disputado, então seria mais simples e interessante», acrescentou.

As palavras de Fursenko, bem como o trabalho do treinador da seleção, o holandês Dick Advocaat, estão a ser alvo de fortes críticas na Rússia.

Evguenii Lovtchev, antiga glória do futebol soviético e atual comentador desportivo, exclamou: «É demais! Tanto a atitude de Advocaat para com o país, como o desconhecimento da arte por parte de Fursenko e a atitude vergonhosa dos jogadores face aos adeptos. O treinador principal declarou que não se preocupava com o que dizem os adeptos».

«Posso dizer em resposta: o país em que vivemos merece que a seleção da Rússia seja orientada por pessoas dignas, que gostam do seu país. Afirmámos que esta seleção não era capaz de nada, porque a sua constituição jogou o que tinha a jogar há quatro anos. Mostrámos que tivemos razão», frisou Lovtchev em declarações ao diário Sovietskii Sport.

Entretanto, a União de Futebol da Rússia já anunciou que tenciona contratar um novo treinador para a seleção até ao fim do Euro2012, mas não avançou nomes.

A imprensa desportiva russa apresenta como mais provável o nome de Valeri Gazaaev, antigo treinador da equipa do CSKA de Moscovo.