O selecionador nacional Paulo Bento conseguiu alcançar o objetivo a que sempre se propôs neste Euro 2012 que era chegar aos quartos de final da competição. O técnico, em declarações à TVI, considerou que esta vitória frente à Holanda foi inteiramente justa.

«Eu penso que temos de ter um pouco noção de quem defrontamos e a maneira como começámos o jogo. Não começámos bem. Não conseguimos controlar o jogo através da posse de bola e sair em situações de contra-ataque. Demos demasiado espaço à seleção holandesa. Após o golo, tivemos uma reação fantástica, mesmo com esses minutos de domínio da holanda, penso que ao intervalo o resultado era injusto face às oportunidades que tínhamos criado.

Na segunda parte e até ao 2-1 fomos melhores. Depois tivemos um outro momento de felicidade, mas também podíamos ter acabado de jogo. Uma vitória inteiramente justa e uma qualificação para os quartos de final inteiramente justa que vale pela qualidade e trabalho dos jogadores e pela confiança que mostraram neste percurso».

Sobre a República Checa, adversário que se segue, Paulo Bento diz que é tempo de analisar os jogos que esta realizou na fase de grupos.

«Fizemos o nosso trabalho, tínhamos gente a analisar os jogos do nosso grupo mas também do outro grupo com quem podíamos cruzar. Vamos analisar os jogos e depois decidir qual a melhor estratégia. O primeiro objetivo era chegar aos quartos de final, agora temos outro que é chegar às meias-finais. Vamos jogar da mesma maneira que temos feito e com a ambição de chegarmos às meias».