Centenas de adeptos portugueses comemoraram hoje em Faro a vitória sobre a Holanda (2-1) e o apuramento para os quartos de final do Euro2012, numa festa cheia de cor e alegria, que deverá prolongar-se pela noite dentro.

O jardim Manuel Bívar, no centro da cidade, onde foi montado um ecrã gigante para a transmissão dos jogos, foi o local escolhido por centenas de fãs da seleção nacional, assim como alguns holandeses, para ver o jogo de hoje.

Os holandeses, mais discretos nos trajes e no festejo do único golo da sua equipa, quase passavam despercebidos na multidão, e apenas as camisolas cor de laranja denunciavam a sua nacionalidade.

Inserido num pequeno grupo de turistas holandeses, de férias em Portugal para a prática de "kitesurf", um adepto da seleção derrotada assumiu à agência Lusa que já estava à espera de um mau resultado.

«Estamos aqui de férias e não nos importamos com a derrota, isto estava perdido desde o primeiro jogo», referiu, confessando que a partir de agora iria apoiar a seleção portuguesa.

Outro holandês que ali assistia ao jogo, melhor identificado, por estar com uma bandeira à cintura, mostrou-se triste com o resultado, mas afirmou que a vitória portuguesa foi justa, pois Portugal jogou melhor do que os holandeses.

«Não estava à espera deste resultado, mas a verdade é que a Holanda não jogou como equipa. Isso viu-se no campo», afirmou o adepto, a estudar em Portugal ao abrigo do programa Erasmus.

A namorada, portuguesa, confessou à Lusa que, apesar de querer que Portugal ganhasse, tentou não ser muito efusiva no festejo dos golos.

A contrastar, os adeptos portugueses presentes no jardim, na sua maioria adolescentes, mas também algumas famílias, vibraram a bom som com os golos portugueses, mas também lamentaram efusivamente as tentativas falhadas.

À ida para o intervalo, os portugueses mostravam-se mais confiantes num resultado positivo, depois de Cristiano Ronaldo ter conseguido igualar o resultado já perto dos 30 minutos de jogo.

Na segunda parte, notou-se uma maior vivacidade no público, que começou a entoar cânticos e a gritar ainda mais alto por Portugal.

«Este jogo foi um bocado sofrido, mas isso já é tradição, já estamos habituados», referia um adepto português à saída do jardim, garantindo que sempre acreditou que Portugal passasse à fase seguinte.