A UEFA tem levado a cabo uma campanha mediática contra o racismo no Euro2012 mas os factos mostram grandes discrepâncias entre as multas aplicadas por causa de atos de racismo e as multas aplicadas devido a infrações relativas a publicidade.

O racismo no futebol tem sido duramente criticado por vários dirigentes desportivos nomeadamente pelo presidente da UEFA, Michel Platini, mas a verdade é que na maioria das vezes o organismo europeu pune com maior severidade os clubes, os jogadores e as federações que não respeitem as regras de publicidade do que os insultos racistas.

A multa de 100 mil euros aplicada pela UEFA a Nicklas Bendtner, por ter mostrado publicidade indevida nas cuecas durante os festejos contra Portugal, foi o mais recente exemplo da necessidade de revisão da ordem de prioridades do organismo que tutela o futebol europeu em matéria de racismo no estádios. O avançado dinamarquês fez publicidade a uma casa de apostas irlandesa, na altura de celebrar os golos contra Portugal, e para além da multa aplicada pela UEFA, Bendtner será suspenso por um jogo.

Na primeira jornada do Grupo C do Euro 2012, a Croácia foi multada em 25.000 euros pelo comportamento dos seus adeptos na partida com a República da Irlanda ao passo que a Alemanha teve de pagar 10 mil euros pelo comportamento incorreto dos seus adeptos no jogo contra Portugal. Durante este jogo o "speaker" do estádio teve de intervir por diversas vezes para pedir respeito aos adeptos germânicos que entoavam cânticos racistas, arremessaram para dentro de campo diversos objectos e criaram um pequeno incêndio na bancada. A Rússia teve de pagar 30 mil euros à UEFA devido aos actos de violência e cânticos racistas cometidos pelos adeptos russos antes do jogo com a Polónia em mais um caso condenado por vários dirigentes europeus.

No total, o simples acto de Nicklas Bendtner mostrar as cores das suas cuecas teve uma multa de valor quantitativo superior ao somatório de multas aplicadas a Croácia, Alemanha e Rússia.

Num caso recente, envolvendo um clube português, a UEFA decidiu aplicar uma multa de 20 mil euros por alegados cânticos racistas contra Mario Balotteli, no jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa entre FC Porto e Manchester City, mas acabou por multar o clube inglês em 30 mil euros pelo atraso da equipa no regresso dos balneários.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.