O minuto 62 do Inglaterra-Ucrânia (1-0) fica na história das polémicas do Euro2012 em futebol por não ter sido validado um lance em que a bola entrou na baliza do guarda-redes britânico.

A bola foi rematada por Devic e entrou na baliza de Joe Hart, mas o árbitro extra, colocado de propósito para analisar este tipo de lances, não viu e deu indicação para que a jogada seguisse.

John Terry ainda “limpou” o lance, embora tenha sido nítido que não conseguiu evitar que a bola transpusesse por completo a linha de golo, como as várias repetições televisivas deixaram bem claro.

O Euro2012 ainda não mereceu a honra de ver estrear a tecnologia de “linha de golo”, popularizada por o chamado “olho de falcão”, mas demonstrou que o juiz extra não chega para ver “tudo”. Isto, apesar de estar a menos de 10 metros do esférico.

Caso o golo tivesse sido atribuído à Ucrânia, os anfitriões igualariam o marcador 1-1 e voltariam a lutar pela vitória, que lhes garantia a passagem aos quartos de final.

Um lance que para muitos fez lembrar o “golo fantasma” do encontro entre a Inglaterra e a Alemanha do Mundial da África do Sul de 2010, na latura com os ingleses a saírem prejudicados.

A FIFA, através do International Board, organismo que dita as leis do futebol, deverá decidir, a 05 de julho, entre a aprovação do sistema do “quinto árbitro” testado neste Europeu ou o da tecnologia de “linha de golo”.