A imprensa alemã escreve hoje que a Espanha sofreu para ganhar à Croácia por 1-0, no último encontro da fase de grupos do Euro2012 de futebol, apesar de ter terminado a liderança do grupo C.

«Jesus salva Espanha» é a manchete do Bild, para quem «o campeão mundial e europeu sofreu para se impor por 1-0 à Croácia», com um golo de Jesus Navas, aos 88 minutos, acrescentando que os espanhóis «jogaram de modo muito ‘frouxo’».

O jornal acrescenta ainda que «os membros da equipa técnica alemã que assistiram ao jogo nas bancadas, viram uma Espanha com mais de 70 por cento de posse de bola e com centenas de passes curtos, mas que não foram muito concretizadores».

«Espanha é o líder do grupo C, o que significa que só nos encontraremos com o nosso grande rival na final», diz o diário alemão, um dia depois do presidente da UEFA, Michel Platini, ter apostado numa final entre os dois países.

O jornal desportivo Kicker titula que «Navas acaba com o jogo e com o fogo de Espanha». Para a mesma publicação, «prevaleceu um pouco de sorte para os espanhóis contra os sacrificados croatas, num encontro emocionante e extremamente intenso».
O P Kicker acrescenta que se trata de um «momento amargo para a Croácia, que chegou a estar perto de derrotar a favorita ‘Fúria Roja’, mas, no final, teve que preparar a viagem de regresso a casa».

«Os espanhóis mostraram-se sem ideias para superar o excelente alinhamento da defesa croata" e "acabaram por brincar com o fogo, já que a Croácia dispôs de oportunidades para ganhar o jogo», são outras frases em destaque na crónica do Kicker

O Süddeutsche Zeitung destaca uma partida «trémula e sem brilho» e observa que «contra os taticamente inteligentes croatas, o campeão em título apresentou apenas um único ataque bem-sucedido para conseguir um afortunado 1-0».

O jornal assinala ainda que «os croatas montaram duas cadeias de quatro homens no seu meio-campo, para preencher os espaços onde os espanhóis gostam de preparar os seus golos, com passes curtos».