A imprensa da República Checa aconselha hoje a «parar Cristiano Ronaldo» como forma de ultrapassar Portugal nos quartos de final do Euro2012 em futebol, na quinta-feira.

«Os jogadores não podiam enfrentar ameaça maior. Se querem ter sucesso, têm, em primeiro lugar, de parar Cristiano Ronaldo», escreve o Lidove Noviny.

O diário checo lembra que Cristiano Ronaldo «mostra uma versatilidade impressionante em campo e castiga os erros adversários sem piedade».

Depois de ter ficado em “branco” nos dois primeiros jogos de Portugal no Grupo B, com a Alemanha (0-1) e Dinamarca (3-2), Ronaldo foi decisivo na vitória sobre a Holanda, marcando os dois golos (2-1) que asseguraram o apuramento da seleção portuguesa.

«Não é fácil antecipar as jogadas de Ronaldo. Nunca se sabe de antemão o que ele vai fazer», alerta o mesmo jornal.

O DNES, um dos principais diários checos, titula hoje que a República Checa «está a construir um muro para os ataques do 'predador' Ronaldo».

«Ronaldo não é apenas um notável marcador, mas também um driblador e velocista, que consegue fugir dos defesas com a bola no pé», escreve o DNES, aconselhando os jogadores checos a não atacar o avançado português «quando está a dançar com a bola».

Para este jornal, a equipa checa tem de impedir as investidas de Ronaldo pelo centro do terreno, de forma a evitar que o jogador do Real Madrid «dispare os seus misseis».

«Vamos sacudi-lo. Turbo Ronaldo? Os checos não têm medo», escreve em manchete o Sport, que apresenta a receita para travar o jogador português:

«O ‘monstro’ vai agora enfrentar a seleção checa, em particular Theo Gebre Selassie, um jogador elástico e com sangue etíope, que não vai ‘quebrar’.»
República Checa, vencedora do Grupo A, e Portugal, segundo classificado do Grupo B, defrontam-se quinta-feira no primeiro jogo dos quartos de final do Euro2012, em Varsóvia.