A Inglaterra venceu a Ucrânia por 1-0 e garantiu a passagem aos quartos-de-final do Euro 2012 no liderança do Grupo D. Wayne Rooney marcou no regresso às competições internacionais num jogo em que a arbitragem voltou a gerar polémica.

No Donbass Arena em Donetsk, a Ucrânia jogava o tudo por tudo em casa para passar aos quartos-de-final do Euro2012.

Com Wayne Rooney no onze inicial, depois da suspensão imposta pela UEFA ao avançado do Manchester United, a Inglaterra teve de deparar-se com uma Ucrânia muito agressiva.

A jogar em casa, os ucranianos empurraram a formação de Roy Hodgson para terrenos mais defensivos, não permitindo grandes ocasiões de golo aos ingleses na primeira parte. Apesar do domínio dos co-anfitriões do Euro2012, a Inglaterra soube sempre como manter a Ucrânia em zonas afastadas da baliza de Joe Hart. No final da primeira parte, a Ucrânia tinha mais remates, todos fora da grande área, apesar de pertencer à Inglaterra a situação mais flagrante de golo na forma de um cabeceamento de Wayne Rooney.

O avançado do Manchester United não marcou na primeira parte mas logo no arranque do segundo tempo, no seguimento de um cruzamento de Steven Gerrard, na direita, Rooney aproveita uma falha defensiva para de cabeça fazer o 1-0, aos 48’ minutos.

A Inglaterra entrava da melhor forma na segunda parte, e aproveitando o ímpeto ofensivo da Ucrânia os jogadores ingleses procuravam muitas vezes aproveitar os desequilíbrios na equipa de leste para atacar a baliza de Pyatov.

Mas apesar da desvantagem, a Ucrânia mostrou grande personalidade na busca pelo empate. Aos 62’ minutos, a equipa ucraniana viu um golo não ser validado pela equipa de arbitragem depois de um remate de Devic. Hart não consegue defender o remate do avançado ucraniano, Terry ainda tentou o corte, mas a bola superou a linha de baliza. Mais um erro de arbitragem a assombrar o Euro2012.

Com a França a perder frente à Suécia, o selecionador da Ucrânia ainda lançou Shevchenko aos 70’minutos para tentar a reviravolta no marcador e consequente apuramento.

Milevskiy até esteve perto de marcar aos 74’ minutos, num grande remate, mas Joe Hart com uma grande defesa rebateu os sonhos ucranianos.

Até ao fim, a Ucrânia lutou mas foi a Inglaterra a seguir em frente. Com este resultado, a Inglaterra vai defrontar a Itália nos quartos-de-final em Kiev.