O internacional português Nuno Gomes foi escolhido pela UEFA para eleger o “homem do jogo” de uma das meias-finais do Euro2012 em futebol, segundo fonte próxima do jogador.

O avançado, que ainda detém o recorde português de golos em fases finais do Europeu – seis –, corre o “risco” de escolher um compatriota como o melhor em campo, no caso de Portugal ultrapassar a República Checa, no desafio dos quartos de final marcados para quinta-feira.

A UEFA entregou aos critérios de Nuno Gomes a meia-final de 27 de junho, em Donetsk, onde vai estar, também, o vencedor do jogo entre a Espanha e o segundo classificado do Grupo D, a decidir hoje entre França, Inglaterra e Ucrânia.

Depois de Petit, Maniche e Fernando Couto, Nuno Gomes é o quarto português escolhido pela UEFA para nomear o melhor jogador em campo.

O prémio “homem do jogo” vai ser atribuído nos 31 jogos do Euro2012, que termina a 01 de julho, por um antigo futebolista, que deverá ter em conta as opiniões expressas pelos adeptos via internet.

Fernando Couto começou por eleger o francês Samir Nasri no encontro entre a França e a Inglaterra (1-1), da primeira jornada do Grupo D, escolhendo na segunda ronda do mesmo grupo o também gaulês Frank Ribery no Ucrânia-França (1-2).

Por seu turno, Maniche indicou o espanhol Andres Iniesta no Espanha-Itália (1-1), na jornada inaugural do Grupo C.

Petit elegeu, segunda-feira, o italiano Antonio Cassano, marcador do primeiro golo da vitória da Itália (2-0) sobre República da Irlanda, também do Grupo C.