O futebolista internacional alemão Mesut Ozil apresentou uma queixa por ataques racistas contra o proprietário de uma conta da rede social Twitter, que o acusou de não ser alemão, noticia hoje o diário Bild.

O advogado do médio, Sascha Beumer, decidiu empreender uma ação depois de um desconhecido, através de uma conta denominada @PiratenOnline, assegurar durante o jogo entre a Alemanha e Dinamarca (2-1), da última jornada do Grupo B do Euro2012, que o jogador não era alemão e atacar o seu nome, de origem muçulmana.

«Com segurança, Ozil não é alemão. Um papel não muda as origens», assegurou o desconhecido na sua primeira intervenção na rede social, acrescentando depois que a equipa nacional não devia jogar com um nome que não «soasse» a alemão.

Pouco depois, e após uma série de protestos dentro e fora da internet, o portal Twitter decidiu bloquear o perfil, uma vez que haviam sido feitos comentários racistas.

Mustafa Ozil, pai e representante do jogador, que milita nos espanhóis do Real Madrid, assegurou ao jornal Bild que se mostrou partidário da denúncia para emitir «um sinal de algo que não poderia acontecer mais».

«Aqui claramente foi ultrapassada uma fronteira», acrescentou.

Ozil, que jogou as três partidas disputadas pela Alemanha no Europeu, que se realiza até 1 de Julho na Ucrânia e Polónia, nasceu na cidade de Gelsenkirchen (oeste da Alemanha), embora os seus pais sejam naturais da Turquia.

A Alemanha vai defrontar a Grécia, na sexta-feira, para os quartos de final do Euro2012, eem Gdanks, na Polónia.