A Policia polaca revelou hoje que deteve 515 pessoas desde o início do Euro2012 de futebol, devido a incidentes à margem da competição, entre os quais 153 estrangeiros, na sua maioria cidadãos russos.

Entre os estrangeiros detidos encontram-se 92 russos, 16 croatas, 15 irlandeses, 11 bielorrussos, três romenos, dois espanhóis, dois sérvios e dois alemães, informou o porta-voz do ministério do interior polaco, Malgorzata Wozniak.

A maioria das detenções, e que envolveram cerca de duas centenas de pessoas, ocorreram a 12 de junho em Varsóvia, antes e depois do Polónia-Rússia, jogo tido de alto risco dada a rivalidade histórica existente entre ambas as seleções.

Os desacatos verificados em Varsóvia, que duraram até de madrugada, envolveram não só os adeptos polacos e russos, mas também os agentes de autoridade que foram alvo de arremesso de objetos.

O ministério do interior polaco informou ainda que o movimento fronteiriço médio durante os dias do torneio oscilou entre as 110 mil e as 115 mil pessoas, superando as habituais 97 mil.