A equipa de árbitros nomeada para os jogos do Euro 2012 abriu esta manhã a sessão de treinos aos jornalistas para mostrar, essencialmente, a utilização da tecnologia de linha de golo.

Sem a presença do português Pedro Proença, que se encontra em viagem depois de ter ajuizado o encontro do Grupo D, entre a Suécia e a França, os árbitros testaram esta tecnologia num treino de comparação entre as decisões a olho e com recurso à câmara de vídeo.

Nesta componente do treino, focada essencialmente nos árbitros de baliza, os resultados nem sempre coincidem o que prova que este vai continuar a ser um tema polémico.

O caso mais recente aconteceu no jogo da Ucrânia face a Inglaterra com um golo não considerado pela equipa de arbitragem.

É preciso não esquecer que a vitória da Ucrânia neste encontro significaria a passagem da seleção da casa aos quartos de final e consequente afastamento da França.

Pelo que foi possível perceber neste treino, uma vez que não houve lugar a declarações, as decisões tomadas pelos árbitros a olho nu nem sempre coincidem com as opiniões depois de ver o vídeo do lance.

A UEFA tem testado esta tecnologia mas continua a não estar confiante na sua implementação.

Esta tarde está agendada uma conferência de imprensa com Pierluigi Collina, o responsável máximo pela arbitragem da UEFA.

No que respeita a nomeações de árbitros para os encontros decisivos deste Euro 2012, Pedro Proença ainda tem possibilidade de continuar a arbitrar mas tudo irá depender também da prestação da seleção portuguesa.