O coordenador de arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina, admitiu esta quarta-feira que o árbitro do jogo do Euro2012 de futebol entre a Ucrânia e a Inglaterra, o húngaro Viktor Kassai, «errou» ao não validar um golo à seleção ucraniana.

«Foi cometido um erro. Gostava que não tivesse sido cometido, mas foi. Os árbitros são seres humanos e os seres humanos cometem erros», reconheceu o dirigente italiano, adiantando que Kassai não voltará a arbitrar no Europeu de 2012.

Collina explicou que o afastamento do juiz húngaro não é um castigo pelo erro cometido no jogo da terceira e última jornada do grupo D, mas porque Kassai estaria submetido a uma pressão muito forte caso continuasse a arbitrar na competição.

A Inglaterra venceu a Ucrânia por 1-0 e qualificou-se para os quartos de final, mas a seleção anfitriã marcou um golo aos 62 minutos que não foi validado pelo árbitro húngaro Viktor Kassai, apesar de a bola cortada pelo defesa John Terry ter ultrapassado na totalidade a linha de baliza.

«Kassai é um dos melhores árbitros europeus», assinalou Collina, adiantando que das 302 decisões difíceis tomadas pelos juízes nos 24 jogos já realizados na prova, 289 revelaram-se acertadas e 13 erradas, o que representa uma taxa de sucesso de 95,7 por cento.

De um total de 16 indicações dadas pelos árbitros de baliza aos juízes principais, 15 foram corretas, precisou Collina: «Uma foi errada. Mas estes são números notáveis, apesar de continuarmos a precisar de melhorar», indicou o antigo árbitro internacional.

O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, considerou que o «erro por escassos centímetros» cometido por Kassai foi «um em mil casos ocorridos em três anos de experiências com equipas de arbitragem de cinco unidades», mas que o balanço dos testes «é muito positivo».

«O International Board tomará uma decisão a 05 de julho sobre a utilização de tecnologia da linha de golo. Estão a ser testados dois sistemas, mas nada nos garante estes sistemas são fiáveis a 98 por cento», defendeu Infantino.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.