A República Checa e Portugal defrontam-se, esta quinta-feira às 19h45, em jogo dos quartos de final do Euro2012, em Varsóvia, na Polónia.
Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro, o selecionador checo lembrou do encontro entre as duas seleções no Euro96, na Inglaterra, onde a formação checa, com o golo de Poborsky, levou a melhor sobre Portugal.
«Obviamente que nos lembramos desse jogo. Foi extraordinário para a República Checa porque avançámos para as meias-finais, e o golo foi impressionante. Seria muito bom repetir esse momento, mas Portugal é favorito. Tem jogadores de grande qualidade. Se repetirmos o empenho dos últimos dois jogos neste campeonato, poderemos ter uma hipótese. Não podemos jogar com Portugal como jogámos contra a Rússia, de forma aberta. Se dermos muito espaço, eles irão penalizar-nos», afirmou, esta quarta-feira, Michal Bílek, no auditório do Estádio Nacional de Varsóvia.
«Sabemos que há muitos jogadores perigosos na equipa portuguesa, principalmente Ronaldo, Nani e Postiga. Cristiano Ronaldo é um jogador excelente e vamos mudar a nossa tática, para uma postura mais defensiva», avisou.
Para a imprensa estrangeira, Cristiano Ronaldo é sempre o nome mais utilizado para representar Portugal nas conferências de imprensa e, tal como tem sido habitual, Bílek diz que a equipa das quinas não depende só do avançado do Real Madrid.
«Sabemos que a equipa portuguesa é compacta e bem equilibrada. Ronaldo não é o único jogador, preparamo-nos para todos os sectores. Defender um jogador como ele será uma tarefa extraordinária. Temos de fechar a defesa e não conceder nenhum espaço a ele».
A República Checa começou este Euro2012 a perder 4-1 com a Rússia e o selecionador referiu que esse jogo foi necessário para aprender.
«O primeiro jogo foi difícil porque jogámos de forma aberta e fomos penalizados com os contra ataques. Nos jogos seguintes, melhorámos a nossa defesa. Aprendemos muito com o primeiro jogo».