São cerca de 5 milhões de mensagens sobre o Euro2012, e isto apenas na fase de grupos. Desde o início da competição, a aplicação Twitteuro tem analisado quais os jogadores e equipas que mais dão que falar no Twitter. Inglaterra, Portugal e Itália ocupam o pódio de equipas, e Cristiano Ronaldo continua imbatível.

Terminada a fase de grupos do Euro2012, um primeiro balanço da popularidade de equipas e jogadores, feito através do Twitteuro, coloca o português Cristiano Ronaldo como o jogador mais falado, com cerca de 13 mil tweets. Seguem-se o espanhol Fernando Torres, com 6523, e o italiano Balotelli, com 6085. Não há mais portugueses entre o top 10 de jogadores.

Se analisarmos apenas a seleção nacional, a seguir a Ronaldo os que mais dão que falar são Pepe e Nani. De salientar que Pepe e Ronaldo estiveram nas bocas do mundo durante o Portugal-Dinamarca (em que Pepe marcou) e no período logo após esse jogo – que valeu a Cristiano, que não marcou, 2600 tweets.

A nível de equipas, a liderança é claramente de Inglaterra, com 150 mil tweets. Portugal está em segundo lugar, com 67 mil, e a Itália em terceiro, com 66 mil.

Até ao final da competição, o Twitteuro vai continuar a analisar as mensagens publicadas no Twitter para determinar quais os jogadores e equipas que mais dão que falar. Acompanhe-nos aqui.

Alguns números sobre o Twitteuro:
-    cerca de 5 milhões de mensagens analisadas, de 1,4 milhões de utilizadores diferentes
-    destes, 178 mil tweets são de utilizadores portugueses
-    média de 400 mil tweets por dia
-    máximo de 3 mil tweets por minuto (50 por segundo)
-    pico de mensagens ocorreu no dia 16, após o Suécia-Inglaterra, com 18 mil mensagens
-    Cristiano Ronaldo lidera a lista de jogadores, com 13 mil tweets